Quando o Caso é Complicado!

Compartilhe

Quando o Caso é Complicado! 13 de fevereiro de 2012

A Cachu é uma cadela boxer com  11 anos e 5 meses. Durante toda a vida foi cliente do PetCare e muitas vezes apresentou problemas de saúde que foram todos tratados, desde problema de pele, úlcera de córnea, etc.

Em 2007 ela apresentou pequenas formações em uma mama e  prontamente foi operada onde castramos e retiramos uma cadeia mamária. O resultado veio adenocarcinoma mamário grau II com as margens cirurgicas livre de tumor. Foi optado  em não fazermos quimioterapia.

Em 2009 ela veio novamente  pois estava com uma pequeno nódulo na pele. Foi coletado uma citologia e diagnosticamos um provável mastocitoma, tumor de pele que pode ser altamente metástatico.

Foi realizada a cirurgia para retirada do nódulo e o exame confirmou nossa suspeita de Mastocitoma Grau II , onde as margens cirúrgicas também estavam livres de tumor e nestes casos sempre indicamos a  quimioterapia.

A Cachu fez  todas as etapas de quimioterapia, teve alta e nos anos seguintes teve várias formações cutaneas que foram retiradas por cirurgia e até então  nenhuma  foi  maligna.

Há 2 meses atrás veio com sintomas de dor nas pernas trazeiras, medicamos pois ela está com artrose na bacia e  na avaliação detectamos presença de um  tumor na cadeia mamária que restou e uma formação cutânea.

Na coleta da citologia deste tumor cutaneo o resultado veio com forte suspeita de mastocitoma novamente.

Decidimos então que deveria ser operada o mais breve possivel.

Nos exames pré operatórios tudo estava bem até fazermos um eletrocardiograma que acusava uma forte arritmia.

Esta arritmia  ventricular contra indicava acirurgia totalmente. Nesta hora chegamos a uma encruzilhada. Precisamos opera-la urgentemente pois mastocitoma não se brinca, mas o coração não suportaria a anestesia.

Neste momento reunimos todaa euipe e traçamos um plano.

O cardiologista iria entrar com uma medicação para controlar a arritmia, mas comoa dose tem que ser aumentada aos poucos a Cachu ficou vindo aqui durante  4 (quatro) semanas até o coração responder a medicação.

Sentindo-se mais seguros marcamos a data da cirurgia. Uma anestesiologista veteriária  ficou responsável pela anestesia, o cirurgião retirou  a formação cutanea  e parte da cadeia mamária restante.

Os resultados vieram como Adenocarcinoma Mamário Grau II novamente com as margens cirúrgicas livres de tumor. O tumor  de pele confirmou sendo um Mastocitoma Grau II.

A  Cachu está agora fazendo  quimioterapia  por causa do Mastocitoma, controlando a doença cardíaca, fazendo acupuntura e fisioterapia para a artrose do coxal e feliz e contente com sua dona como mostra a foto abaixo.

Lógico:  todos nós do Pet Care felizes também!

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia