Home / CÃES / Casos Clínicos / Fecaloma em cães e gatos

Muitas vezes, cães e gatos podem ter problema para defecar, ou seja, dificuldade de fazer cocô. Isso se deve a vários fatores que, em conjunto, acabam fazendo com que as fezes fiquem muito endurecidas e o intestino não consiga fazer o movimento peristáltico com força suficiente para expeli-las.

Conforme os dias passam, o processo acaba se agravando mais, formando um grande fecaloma, que muitas vezes não conseguiremos mais tratar com medicamentos e estes animais acabam sendo operados para a retirada do material fecal.

Os fecalomas acontecem em sua maioria em animais mais velhos, com problemas de locomoção, problemas de coluna e com doenças onde o intestino perdeu a força da sua musculatura. Porém, isso não quer dizer que animais jovens também não apresentem o problema… e as causas podem ser inúmeras! Somente o veterinário poderá dizer a origem e a solução do problema.

Quando o fecaloma se torna um problema crônico, ou seja, recorrente, o cão ou o gato podem ficar com megacólon, isto significa que a musculatura da parte final do intestino perdeu sua força de contração fazendo com que a parte final do intestino fique muito dilatada e acumula muitas fezes. Nesses casos, geralmente a resolução é cirúrgica e retiramos parte do intestino.

Para um dono de cão ou gato, a dica que podemos dar é sempre observar se o animal está com dificuldade de defecar e procurar um veterinário caso o animal passe mais de dois dias sem fazer cocô.

O Pet Care atende vários animais por ano com este problema e sempre orientamos o tratamento, dieta e diagnosticamos a causa principal do problema. Em casos de cirurgia, temos uma equipe especializada para esse procedimento.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?