Diarréia com sangue em cães

Compartilhe

Diarréia com sangue em cães 20 de março de 2012

f9LyEKUJ0dS4OoAAAAAElFTkSuQmCC - Diarréia com sangue em cães

Diarréia com sangue em cães…. mais comum do que voce imagina. Praticamente todas as diarréias podem evoluir para uma diarréia com sangue se não tratada e isso não siginfica que seja mais grave ou mesno grave. Tem que ser avaliado e medicado.

GASTROENTERITE HEMORRÁGICA (GEH).

Gastroenterite Hemorrágica (GEH) em cães é muito comum e pode acontecer de forma súbita e em episódios contínuos. Alguns cães podem também vomitar. A causa exata é desconhecida, mas existem algumas teorias, inclusive stresse, alimentar, tóxica, viral, bacteriana entre outras, podendo afetar qualquer raça, gênero e idade. De modo geral consideramos que qualquer diarréia se não controlada pode também evoluir para uma GEH (diarréia co sangue).

QUAIS OS SINAIS OBSERVADOS?

O sinal comum observado em uma GEH é um início muito repentino de diarréia sanguinolenta em um cão previamente saudável. Vômitos, inapetência, cólicas, desconforto e muitas vezes esforços improdutivos para defecar acontecem na sequência. A desidratação não é geralmente observado nesse primeiro momento, mas pode desenvolver-se rapidamente sem o tratamento adequado.

QUAIS AS CAUSAS DE GEH?

A causa exata não é conhecida, mas existe provavelmente uma sensibilidade maior da mucosa do intestino do cão, fazendo com que qualquer processo de agressão ou injúria ao intestino na forma de dieta, infecção bacteriana ou toxina bacteriana, vírus, reação a um parasita intestinal, alimento diferente do usual e mesmo estresse pode desencadearo sangramento e a diarréia.

QUAIS RAÇAS SÃO MAIS SUCETÍVEIS?

Cães de raça toy, miniatura e pequenas com idade entre 2 a 4, são os tipos de cães mais comumente visto com GEH, mas qualquer raça, gênero e idade pode ter o quadro. Não há predileção por sexo (GHE ocorre tanto em machos como fêmeas) e dentre as raças observadas, os Schnauzers apresentam uma maior incidência de GEH

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é por exclusão de outras causas de diarréia sanguinolenta. O aparecimento súbito de diarreia com sangue, com um hematócrito alto (exame de sangue onde observamos a porcentagem de hemácias) em um cão previamente saudável, conta muito a favor do diagnóstico GEH.

Outras causas de hemorragia gastrointestinal que devem ser considerados como possibilidades e, subsequentemente, excluída incluem:

– Úlceras gastrointestinais.
– Colites.
– Parvovirus.
– Coronavirus.
– Campylobacter sp (bactérias).
– Salmonella sp (bactéria).
– Clostridium sp (bactérias).
– Escherichia coli (bactérias).
– Leptospirose.
– Vermes intestinais (toxocara, ancylostomun etc).
– Coccidiose.
– Giardíase.
– Veneno de rato.
– Diminuição do número de plaquetas (Tromobocitopenia).
– Câncer gastrointestinal.
– Hipoadrenocorticismo.

O MEU CÃO CORRE RISCO DE VIDA?

Se o animal não for tratado e hidratado, pode sim correr risco de vida, no entanto, com assistência veterinária imediata, a maioria dos cães respondem muito bem ao tratamento com recuperação plena em 24 a 72 horas.

COMO É O TRATAMENTO?

A base do tratamento é o cuidado intensivo e terapia de suporte. O animal deve ficar em jejum por 1 a 4 dias, enquanto recebe infusão por via endovenosa de fluidoterapia (soro) em grandes volumes. Normalmente o tempo de fluidoterapia vai depender do controle do vômito, quando o animal ainda esta impedido de se hidratar naturalmente. Os antibióticos são também recomendados assim como medicamentos para controlar o vômito. O alimento deve ser reintroduzido lentamente e muitas vezes dietas especiais para diarréia podem ser usadas.

É UMA EMERGÊNCIA VETERINÁRIA?

Esta é uma pergunta difícil de responder, porque há muitas causas de vômitos e diarreia e de intensidade diferente. Os filhotes, animais muito pequenos ou mesmo cães idodos correm maior risco de vida.Caso a diaarréia persista ou da presença do vômitos, o seu animal pode necessitar de fluidoterapia para rehidratação, jejum de água e comida e medicação injetável, o que pode ser feito somente em ambiente hospitalar e nomalmente quando internado.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia