Home / CÃES / Casos Clínicos / Convulsão por hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue) em cão diabético

Este cãozinho da foto é o Snow um poodle macho de 9 anos que vinha sendo tratado por Diabetes há 1 ano e meio, freqüentemente ele apresentava crises de convulsão que eram atribuídas a prováveis crises de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), até que um dia foi atendido em caráter de urgência no Pet Care.

Nas investigações de outras possíveis causas foram identificados níveis altos de gordura- Triglicerides 1289mg/dL (normal de 10 a 150) e Colesterol 452 mg/dL (o normal de 125 a 250). Foi instituído um novo esquema de manejo do tratamento com insulina, uma dieta específica e associado uma medicação que ajuda no controle do nível de gordura no sangue. Com isso o Snow conseguiu controlar super bem as crises, chegou a completar 4 meses sem apresentar novas convulsões.

Hoje, infelizmente ele apresentou 2 crises, mas desta vez realmente relacionadas a hipoglicemia, devido a uma troca temporária de ração no qual ele ficou com apetite diminuído.

É chamada de hiperlipidemia a condição em que se tem um excesso de lipídeos (gordura) no sangue, quando mensurados em 12 horas de jejum. Denomina-se hipercolesterolemia o aumento do colesterol e hipertrigliceridemia o de triglicérides.

Existem diversas causas para o aumento das concentrações sanguíneas de gorduras, dentre elas doenças endócrinas como Diabete Melitus, Hiperadrenocorticismo (doença da adrenal) e Hipotiroidismo (doença da tireóide), doenças hepáticas, obesidade, defeito de metabolismo familiar (herdado) como nos schnauzer e idiopático (do qual não se sabe a causa).

Não é necessário que os dois tipos de gordura estejam aumentados para que se possa ter algum tipo de sintoma ou conseqüência e como exemplo podemos listar convulsões, polineuropatias, depósitos de gordura na córnea, pancreatite, doenças hepáticas, etc.

As convulsões devem ser encaradas como um sintoma e não como uma doença, portanto, quando recebemos um animal com esse quadro devemos investigar a fundo na tentativa de achar a causa base. Muitas vezes quando esta doença primária é tratada obtemos um bom controle das crises sem a necessidade de uso de anticonvulsivantes.

Dependendo da idade existem doenças que a acometem com maior ou menor freqüência os cães e gatos. Em cães idosos estão entre as principais causas são os tumores, doenças relacionadas ao metabolismo (exemplo: diabetes), algumas doenças infecciosasAVC (acidente vascular cerebral).

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?