Cachorro entende o que a gente fala?

Compartilhe

Cachorro entende o que a gente fala? 22 de janeiro de 2019

Uma das maiores dúvidas são: Cachorros se comunicam com os humanos? Como cachorros entendem o sentimento dono? Como eles entendem o nome deles? Eles entendem o beijo?

Muitas dúvidas né? O Dr Marcelo Quinzani, médico veterinário no Pet Care há 26 anos, explica como eles entendem os humanos. 

Quando um pet chega em nossa casa, a primeira coisa que fazemos é dar um nome a ele, cães e gatos aprendem por associação, então rapidamente irão aprender que aquele “som” é o nome dele. Toda vez que pronunciamos o nome quando chegamos em casa, quando damos comidas, quando chamamos para ficar conosco eles vem ao nosso encontro respondendo ao estímulo do som e nós respondemos com sinais corporais e fala.

Depois de algum tempo, por meio de associação e treinamento, aprendem a palavras: “bom menino”, “Boa garota”, “Muito bem” quando fazem coisas certas, e aí ficam felizes quando entendem que essas palavras quando ditas, eles fizeram algo bom. Eles também aprendem frases como: “vamos fazer xixi”, “faz coco”, “xixi é aqui”, por isso no começo,  cada vez que eles fizerem xixi ou cocô devemos repetir as mesmas palavras e dar recompensas quando acertarem o lugar. Quando errarem, não briguem durante o xixi ou coco, fale logo após, mas não durante, porque quando falamos durante a ação eles podem associar a bronca com o ato de urinar e começar a segurar o xixi e ter problemas, por isso, assim que terminarem sejam firmes e falem: “NÃO”, “Aqui NÃO”, “Não pode” e mostrem o lugar correto. Também entendem o “vamos passear” (como palavras mágicas) e ficam ansiosos e prontos para colocar a guia e sair.

Eles entendem o que falamos sim! Fazem associação das palavras e timbre de voz, aprendem nossos sons de comando, de alegria e de reprovação. Quanto mais velhos ficam, mais entendem, pois sempre estão prestando muita atenção em nós e na rotina da casa. Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso.

Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa. Prestar atenção no olhar do seu pet, é a maneira mais fácil e efetiva de comunicação, por exemplo:

  • quando ele quer fazer xixi, e só faz fora de casa, e ele olha para você e late para abrir a porta ou fica na frente do armário que está pendurada a guia de passeio;
  • Começa a latir na frente do prato de comida ou te chama para alimentá-lo na hora que está acostumado a receber ração;
  • Quando chega alguém em casa e, de longe, já escuta o barulho do carro e se dirige para a porta ou portão de entrada latindo e abanando o rabinho;

Todas estas maneiras, e muitas outras, são a comunicação deles conosco. Outra comunicação muito importante é a comunicação deles quando estão doente e/ou com dores. Eles nos “dizem” isso de algumas formas:

  • Negando comida: não procurando e não aceitando quando oferecido;
  • Não querendo passear;
  • Não conseguir levantar;
  • Quando ficam tristes e em cantinhos;

Nossos pets também entendem quando os tutores estão tristes e doentes, ficam por perto e observam se precisamos de alguma coisa. Outra curiosidade: cachorros geralmente tem boa memória para pessoas, mesmo com pouco tempo de convívio, como visitas, ou alguém que viveu com ele e foi morar fora, o pet sempre  se lembrará com carinho ou com raiva dessa pessoa.

Gatos se comunicam de um jeito mais sofisticado, ronronando quando gostam de alguém, se escondendo quando não gostam ou quando estão com medo de alguém.

Cão e gato entendem o que nós falamos sim e ainda nos respondem muito bem com olhares, latidos e sinais! Cães e gatos ouvem seu donos sim só não sabemos responder o que eles acham quando falamos com a “vozinha fofa”: Quem é o bom garoto? Quem é o cachorro mais fofinho desse mundo? Quem é o gatinho que ronrona pra mamãe?”… talvez nos achem um pouco  “bobos” mas faz parte né?

Dica Pet Care: sempre converse muito com seu cachorro ou seu gato, usando palavras e atitudes positivas! Cuidado com a palavra NÃO, porque eles entendem que você não gosta que eles façam  determinada coisa e podem “fazer birra”quando não conseguirem o que querem ou quando ficarem sozinhos… sabe aquela pergunta que toda casa que tem bicho faz: Será que ele fez xixi fora de propósito? Bem, se você o deixou sozinho ou fez algo o que o deixou irritado a resposta é SIIIM! Eles entendem muito bem o que falamos, tão bem que fazem coisas para nos “punir”.

Bicho é tudo de bom <3

 

 

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia