Home / CÃES E GATOS / COMPORTAMENTO / Cachorro e gato com medo de raio e trovão

Cachorro e gato com medo de raio e trovão

13 / dez / 2019

Cachorros e gatos ficam com medo da claridade e do barulho de raios e trovões, e as tempestades de verão são especialmente assustadoras para cães e gatos.  O barulho da chuva com raios e trovões que ocorrem durante as tempestades são causas de grande estresse para os animais. Como saber se meu cão ou gato tem medo de raios e trovões?

Se seu pet tem esse comportamento, significa que está em sofrimento:

  • Ficar tremendo;
  • Se esconder debaixo de móveis;
  • Procurar por você;
  • Tentar fugir e/ou escalar portões;
  • Alguns animais ficam tão apavorados que brigam, rosnam e mordem

Em casos extremos, podem até convulsionar ou se mutilar.  Normalmente esse comportamento é comum em cães e gatos que tem medo de fogos de artifícios,  mas também quando há uma tempestade.

Quais são os cuidados em animais muito medrosos?

O ideal  é que o animal esteja abrigado e em companhia de algum tutor. Alguns animais que são epiléticos se ficarem muito estressados podem convulsionar, alguns animais com medo podem se auto mutilar (tipo lambendo muito uma região até se machucar) e alguns podem destruir alguns objetos do ambiente, devido a síndrome de ausência do dono junto com stress do momento.

Em caso do cão ou gato apresentarem um dos sintomas acima, e que esteja causando muito sofrimento, o indicado é levar ao veterinário para avaliação e podendo receitar algum medicamento calmante que pode ser administrado de maneira continua no verão,  (florais, homeopatia) ou remédios calmantes que atuam somente naquele momento.

O Pet Care é um Centro Veterinário 24 horas que tem toda estrutura de exames e clínica no mesmo lugar!

 

Pin It on Pinterest