Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Mastocitoma em Cães: Como Identificar Esse Tipo de Tumor?

Mastocitoma é um TUMOR MALIGNO de pele muito comum em cães, correspondendo por aproximadamente 20% de todos os tumores de pele desses animais.

O Mastocitoma pode aparecer em qualquer local da pele do corpo, e pode ter uma variedade de aparência muito grande, por isso é importante avaliar todo nódulo ou “verruga” que aparece na pele dos cães.

Os oncologistas veterinários recomendam que, antes que qualquer nódulo de pele seja removido, é necessário fazer um exame de citologia aspirativa para saber se é mastocitoma ou não, pois sendo mastocitoma, cuidados prévios devem ser tomados antes de fazer a remoção cirúrgica.

O Mastocitoma é um dos poucos tumores de pele com diagnóstico seguro feito pelo exame de citologia aspirativa.

Afinal, qual a aparência do mastocitoma?

Qualquer nódulo solitário na pele ou mesmo nódulos múltiplos que tenham desde uma aparência inócua de caroços (como um lipoma), ou formação verrucosa, avermelhada, ulcerada e irritada, pode ser um mastocitoma.

Quais as opções de tratamento para Mastocitoma?

A remoção cirúrgica é a base do tratamento de TODOS OS MASTOCITOMAS caninos. Devido ao seu comportamento invasivo no local, durante a cirurgia deve-se retirar a maior parte possível de pele íntegra, o que chamamos de “margem cirúrgica”, para evitar que o tumor cresça novamente no local por ter ficado “uma parte dele” ali na pele que, aparentemente, parece normal.

Depois de retirado cirurgicamente, deve-se enviar o tumor para uma avaliação com o patologista para identificar o grau de malignidade e então instituir a quimioterapia mais adequada.

Por essas características de malignidade e de invadir outros órgãos ou de se espalhar pela pele, é muito importante um diagnóstico precoce, e então realizar a cirurgia o quanto antes, pois esses tumores crescem muito rapidamente.

Nós do Pet Care, recomendamos avaliações da pele de todo cão em casa mesmo e caso identifique nódulos, verrugas ou pólipos cutâneos, leve ao veterinário para avaliação e exames.

O sucesso do tratamento do Mastocitoma depende muito da precocidade do diagnóstico e instituição do tratamento com a equipe oncológica o quanto antes.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?