Anemia Causada por Doença Renal Crônica

Compartilhe

Anemia Causada por Doença Renal Crônica 19 de janeiro de 2012

O gato da foto é o Robert, um Persa que está internado no Pet Care pois tem uma doença nos rins e que esta semana precisou de transfusão de sangue.  Mas por que ele precisou de transfusão de sangue se a doença dele acomete os rins???

A Doença Renal Crônica (DRC) ou insuficiência dos rins ocorre quando a função dos rins de cães e gatos deteriorou-se de tal forma que estes órgãos não podem mais realizar suas funções de excreção (eliminação de resíduos pela urina), manter o equilíbrio de água e outras substâncias (eletrólitos) e produzir hormônios. Chama-se crônica porque ocorre lentamente, durante meses a anos e é irreversível.

Desta maneira ela ocorre com maior frequência em cães e gatos mais velhos, mas também pode ocorrer em animais jovens. Existem várias causas para o desenvolvimento da DRC e nem sempre é possível identificar qual foi a causa inicial para o desenvolvimento da doença.

SINTOMAS:

Os sintomas incluem aumento da ingestão de água, aumento de volume de urina, perda de peso, perda de apetite, vômito, úlceras na boca, odor desagradável na boca (hálito urêmico), etc.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e urina, além de ultrassom de abdômen pelo qual é possível analisar a degeneração dos rins.

Uma conseqüência muito comum da DRC é a anemia, causada principalmente pela incapacidade dos rins em produzir eritropoietina, que é o hormônio responsável pela produção de hemácias (glóbulos vermelhos). Outras causas de anemia em animais com DRC são a deficiência de ferro e a perda de sangue pelo trato gastrointestinal, já que estes animais tendem a acumular toxinas que provocam úlceras no sistema digestivo.

A anemia piora a fraqueza e a perda de apetite de cães e gatos com DRC. Através de um exame de sangue, o hemograma, o médico veterinário pode detectar se o animal tem anemia, qual a gravidade desta anemia e estabelecer qual o melhor tratamento para ela.

TRATAMENTO:

Além de tratar todas as outras conseqüências da DRC com fluidoterapia, protetores gástricos, mudança na dieta, medicamentos para controlar a pressão arterial, entre outros, o tratamento da anemia é fundamental para melhorar o estado geral de cães e gatos com DRC.

O tratamento da anemia na DRC consiste em:

– Suplementação de eritropoietina: sob a forma de injeções podemos fornecer este hormônio aos animais que tem DRC para que voltem a produzir hemácias. As aplicações do hormônio podem ser feitas uma a várias vezes por semana.

– Suplementação de ferro: a administração de sulfato de ferro é o tratamento de escolha para a anemia por deficiência de ferro na DRC.

– Medicamentos protetores digestivos: medicamentos que protegem o trato digestivo para diminuir a perda crônica de sangue.

– Transfusões de sangue: as transfusões de hemácias ou de sangue total são indicadas quando o paciente necessita de correção rápida da anemia, ou seja, quando a anemia é tão grave que coloca em risco a vida do animal.

As transfusões, de preferência, devem ser realizadas em ambiente de internação e devem ser precedidas por teste de compatibilidade e/ou tipagem sanguínea.

Nem todos os pacientes com DRC necessitam de todo este tratamento, bem como nem todos estão aptos a receber estes tratamentos.

Isto dependerá da gravidade e do estágio da doença para cada animal. Cabe ao veterinário identificar estes fatores, baseando-se em exames de laboratório, e traçar um plano de tratamento adequado para todas as conseqüências da DRC, inclusive da anemia provocada por ela.

No Pet Care temos todo o aparato para diagnosticar e tratar cães e gatos com DRC: laboratório clínico (exames de sangue e urina), ultrassom de abdômen, internação, banco de sangue e, claro, uma equipe dedicada e qualificada.

PROGNÓSTICO:

Infelizmente, a DRC não tem cura, mas se diagnosticada a tempo e se tratada precocemente podemos prolongar a vida desses pacientes, mantendo a qualidade de vida que merecem.

Aqui no Pet Care o atendimento de nefropatas como o Robert, pode ser feito por qualquer um de nossos clínicos por ordem de chegada ou com agendamento prévio pelo telefone 3743 2142.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia