Home / GATOS / VOU ADOTAR UM GATO

VOU ADOTAR UM GATO

07 / jun / 2013

Quando decidimos adotar um gatinho, precisamos preparar a casa para recebê-lo.

Às vezes você pode já ter todo o esquema montado, caso sua casa já tenha um gato. Para estes casos, vale fazer um exame de fezes antes de introduzir o novo companheiro no lar, fazer o teste de AIDS e Leucemia Felina para saber se o novo gato não vai trazer a doença para os outros animais da casa. O veterinário deverá examinar se o gato não tem problemas de pele como micose (comum em felinos) ou sarna, se não têm parasitas dentro dos ouvidos e se podemos vaciná-lo. Lembre-se de verificar se a vacinação dos outros gatos da casa está em dia também!

Quando ele será o seu primeiro gato na casa, vale seguir as mesmas recomendações acima! Se você mora em apartamento, todas as janelas e sacadas deverão ser teladas. Você também precisa comprar alimento para o seu novo companheiro e, se for filhote, compre uma ração super premium para filhotes e ofereça até os 11 meses de idade.

Recomenda-se que todo gato deve ser castrado e a idade ideal para fazer isso é entre os 5 e 6 meses de idade. Para esses animais, após o primeiro ano de vida, recomendamos uma ração super premium para animais castrados. Você também pode comprar sachês de ração úmida e oferecer até uma colher de sopa desta por dia, mas para filhotes estimule mais comer a ração seca.

Coloque sempre uma ou mais caixinhas sanitárias para o gato fazer suas necessidades longe do local da água e comida. Para gatos mais velhos, recomendamos até que deixe a água longe do potinho de comida, pois gatos começam a ficar mais preguiçosos e desta maneira tem que se exercitar indo de um local para outro.

Compre brinquedos para o seu gato. Existem vários no mercado e sempre brinque com ele para mantê-lo em forma, não engordar e não ficar muito preguiçoso. No caso de serem vários gatos na mesma casa e introduzir um novo, coloque feromônio, pois vai diminuir o stress em todos.

Gatos são MARAVILHOSOS! Parabéns!

Pin It on Pinterest