Home / GATOS / VOU ADOTAR UM GATO

Quando decidimos adotar um gatinho, precisamos preparar a casa para recebê-lo.

Às vezes você pode já ter todo o esquema montado, caso sua casa já tenha um gato. Para estes casos, vale fazer um exame de fezes antes de introduzir o novo companheiro no lar, fazer o teste de AIDS e Leucemia Felina para saber se o novo gato não vai trazer a doença para os outros animais da casa. O veterinário deverá examinar se o gato não tem problemas de pele como micose (comum em felinos) ou sarna, se não têm parasitas dentro dos ouvidos e se podemos vaciná-lo. Lembre-se de verificar se a vacinação dos outros gatos da casa está em dia também!

Quando ele será o seu primeiro gato na casa, vale seguir as mesmas recomendações acima! Se você mora em apartamento, todas as janelas e sacadas deverão ser teladas. Você também precisa comprar alimento para o seu novo companheiro e, se for filhote, compre uma ração super premium para filhotes e ofereça até os 11 meses de idade.

Recomenda-se que todo gato deve ser castrado e a idade ideal para fazer isso é entre os 5 e 6 meses de idade. Para esses animais, após o primeiro ano de vida, recomendamos uma ração super premium para animais castrados. Você também pode comprar sachês de ração úmida e oferecer até uma colher de sopa desta por dia, mas para filhotes estimule mais comer a ração seca.

Coloque sempre uma ou mais caixinhas sanitárias para o gato fazer suas necessidades longe do local da água e comida. Para gatos mais velhos, recomendamos até que deixe a água longe do potinho de comida, pois gatos começam a ficar mais preguiçosos e desta maneira tem que se exercitar indo de um local para outro.

Compre brinquedos para o seu gato. Existem vários no mercado e sempre brinque com ele para mantê-lo em forma, não engordar e não ficar muito preguiçoso. No caso de serem vários gatos na mesma casa e introduzir um novo, coloque feromônio, pois vai diminuir o stress em todos.

Gatos são MARAVILHOSOS! Parabéns!

Artigos Relacionados
Meu gato está vomitando, e agora?

Meu gato está vomitando, e agora?

O vômito em felinos é uma das queixas mais comuns entre seus tutores, podendo se apresentar agudamente ou crônica. Comparados com outras espécies, os felinos frequentemente vomitam bolas de pelos (tricobezoares), devido ao hábito de se limparem lambendo toda a...

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

MV Vanice Dutra - especializada em medicina felina A hipertensão sistêmica é uma condição comum em gatos mais velhos e geralmente é secundária a outras doenças, como o hipertireoidismo ou doença renal crônica. Ela é verificada através da mensuração da pressão arterial...

Mais Categorias