Nos últimos 15 a 20 anos houve uma mudança na forma e hábito de alimentar os nossos cães e gatos. Se antes era baseada em uma alimentação caseira e de restos alimentares, hoje encontramos a alimentação industrializada na forma de rações com diferentes apresentações marcas e tipos. Encontramos rações secas, úmidas e semi-úmidas.
Rações para filhotes, adultos, e animais idosos. Rações light, rações medicinais e mais recentemente rações para as diferentes raças e tamanhos de animais. Temos também para animais castrados, que vivem em apartamentos (indoor), ou animais atletas ou em reprodução. O que significa tudo isso????
Podemos considerar que em relação às diferentes apresentações temos que seguir alguns critérios descritos abaixo:
– Escolher a ração de acordo com a idade:
– Filhote;
– Adulto (a partir de 12 meses em média) e;
– Sênior ou idoso (a partir de 7 anos em média).
– Escolher de acordo com o tamanho do animal:
– Pequeno;
– Médio
– Grande ou Gigante.
Escolher de acordo com os nutrientes empregados:
– Standard e Econômica: Produtos com formulações extremamente simples, contendo níveis nutricionais mínimos, ingredientes de baixa qualidade e necessidade de consumo de altas quantidades, já que o nível de aproveitamento é baixo o animal precisa ingerir uma quantidade grande de alimento. Contém corantes, aromatizantes e palatabilizantes artificiais. Nesta categoria o diferencial é um baixo custo do produto.
– Premium: Rações com possibilidade de presença de proteína vegetal, e que contem corantes, conservantes e palatabilizantes. Encontramos formulações mais completas, de melhor qualidade, com níveis nutricionais mais adequados e benefícios adicionais e específicos para pele e pelos,
– Super Premium: Formuladas com proteína 100% de origem animal (carnes nobres de frango, carne vermelha ou de ovelha), de alta digestibilidade, com conservantes naturais e não contem corantes ou palatabilizantes. São as rações melhores e mais completas, com as melhores matér ias-primas e que oferecem benefícios além da boa nutrição, como cuidados extras de saúde na prevenção e tratamento de doenças. São alimentos mais concentrados e de alto aproveitamento que exigem uma menor ingestão diária. Os animais que ingerem esse tipo de ração produzem um volume menor de fezes. São as rações mais caras.
As rações medicinais devem ser usadas somente sob prescrição do Médico Veterinário e não devem ser dadas por longos períodos, pois podem causar deficiências nutricionais devido às indicações específicas.
As demais formulações como indicadas para diferentes raças da mesma idade e categorias(tamanhos semelhantes) seguem tendências de marketing e apelo de venda, fazendo com que o proprietário identifique o seu animal naquele pacote. Normalmente não apresentam grandes diferenças nutricionais que não as baseadas nas descrições acima.
Podemos ainda dizer que as rações apresentam várias vantagens em relação a dieta caseira como:
– Melhor custo-benefício.
– Formulação 100% balanceada.
– Proteínas de alta qualidade e valor biológico (Super Premium)
– Boa digestibilidade, proporcionando fezes mais firmes e em pequeno volume.
– Alta palatabilidade.
Lembre-se que a pessoa mais indicada para orientar a alimentação adequada ao seu cão e gato será sempre o Médico Veterinário. As orientações nutricionais no Hospital Veterinário Pet Care, serão sempre feitas pelos nossos clínicos, baseado nos nossos conhecimentos técnicos.
Agende uma consulta pelo telefone 3743 2142.