Calor mata e com os cães e gatos isso é muito mais fácil de acontecer. Veja por que:
POR QUE ELES SENTEM MAIS CALOR?
– Eles não transpiram como a gente, pelo corpo todo. A única forma de perder calor é pela respiração. Por isso ficam de boca aberta, ofegante….. estão se refrigerando.
– A grande maioria das raças são originários de países frios e apesar da adaptação ao calor ainda sofrem muito, principalmente algumas raças, como o Bernese, São Bernardo, Saimoeda, Malamute, Terra Nova, entre outras.
– Eles muitas vezes não podem escolher de ficar ou não ao sol. As vezes ficam presos em uma área muito quente e sem sombra.
– Por lealdade e dedicação ao dono acompanham a gente até a exaustão. Se estamos caminhando, ou mesmo correndo eles nos acompanham e muitas vezes estão pisando em chão muito quente ou mesmo sofrendo com o calor excessivo.
– Eles não falam e não reclamam quando estão passando mal ou sentindo muito calor. Assim temos que prestar atenção e entender alguns sinais que eles nos dão.
SINAIS DE HIPERTERMIA:
Quando estão expostos a calor excessivo: banhos com água quente, secadores quentes, salas fechadas, carro sem ar condicionado, lugar de muito sol, passeios em horários muito quentes do dia, atividade física intensa, situação de estresse e medo entre outras.
– Quando ficam muito ofegante com a língua para fora. Normalmente os olhos ficam “saltados”.
– Quando não conseguem andar de tão cansados, caindo no chão como se estivessem fracos.
– Temperatura muito alta (podemos sentir que eles estão muito “quentes”).
– Vômitos e ânsias juntos com os sinais descritos acima.
– Desmaios e convulsões.
O QUE FAZER NESSA HORA:
– Retirar o seu animal da situação que causou o aumento da temperatura.
– Colocar o animal em um ambiente refrigerado (se possível), ventilado – pode colocar um ventilador na frente dele, molhar o corpo com aspersão, borrifando água gelada no corpo todo, cobri-lo com toalhas molhadas e colocar gelo ao redor.
– Oferecer água gelada para beber, se não tiver vomitando.
– Procurar imediatamente um Médico Veterinário: É UMA EMERGÊNCIA!!!
COMO EVITAR A HIPERTERMIA:
– Nos meses de Primavera e Verão, somente passear nas horas mais frescas do dia. Dar preferencia pela manhã e pelo início da noite.
– Nos dias muito quentes, andar menos ou não andar. Deixe eles em casa.
– Não levar o seu cão para fazer atividades físicas com você. Ele não tem noção de limites e pode ir além da sua resistência.
– Não deixar NUNCA dentro de carros mesmo com vidros abertos.
– Não deixar o animal no quintal sem acesso a sombra e água fresca a vontade.
– Hidratar o seu animal várias vezes ao dia – deixar água sempre a vontade.
– Não dar banhos quentes e/ou usar secador quente no verão.
– Tosar o animal de pelo muito longo nos meses mais quentes do ano.
– Controlar o peso dele. Animal muito pesado (obeso) tem mais dificuldade de respirar e se cansa mais fácil.
– As raças braquicéfalas (de focinho curto) como o Buldogue, Bostom, Pug, Shih Tzu, Pequinês, Lhasa Apso entre outros sofrem mais com isso. Nessas raças os cuidados devem ser redobrados.
Para saber mais sobre Hipertermia, veja aqui: https://petcare.com.br/blog/morrendo-de-calor/
Muito bom essas informações. Para manter atentos de como cuidar de nossos bichinhos. Eles merece as nossas atenção. Tenho 6 gatos e as vezes fico preocupado em como os meus gatinhos possa estar mau. Muito obrigado por estes acessos de informações.
Adorei a matéria. E com relação aos gatos?
Tenho um chow chow e fiz a tosa de verão. Muitos me criticaram pq não fica tão bonito, mas eu percebi que a Amora esta muito mais feliz e disposta.
O Excesso dos pelos atrapam sim.
Por favor, poderiam dizer se um cão que está com problemas sérios na coluna, pelo menos em 3 pontos: toráxica e lombar e já está com as patas traseiras rígidas e quase insensíveis, ainda tem chance de ser operado e melhorar. Como sente mutias dores está à base de corticóides e analgésicos. A crise começou em maio melhorou até novembro e caiu novamente em crise até agora. Levamos na USP, e o diagnóstico foi cirurgia mesmo, só que o aparelho de tomografia estava quebrado e estamosa té agora à espera. Mesmo assim não havia prognóstico de que o problema seria resolvido. Para usar cadeira ortopédica precisaria estar sem dor. O que fazer??
A bexiga já está com problemas para funcionar…ele sente tanta dor que a língua quando ofegante chega a ficar azulada. Tenho dó de sacrificar, mas achoque não temos saída com tanto sofrimento. Parabéns pelas matérias sobre pets. Uso muito suas informações. Aguardo retorno se possívelurgente. Obrigada
O problema é serio e o melhor é somente ser operado mediante exames de tomografia e avaliação geral de pros e contras. Se os corticoídes e analgésicos não estão funcionando, ou se faz logo a tentativa de cirurgia, ou devemos pensar se ele está tendo qualidade de vida…