Home / Vídeo / Vacinas obrigatórias para Gatos

A vacinação do gato filhote ou adulto é recomendada após ele estar pelo menos 15 dias em casa e totalmente saudável (vermifugado e adaptado).

Tipos de vacinas

Segundo a legislação brasileira, a vacina antirrábica é obrigatória e que deve ser repetida anualmente durante toda a vida do gato, porém existem hoje no mercado, vacinas, que apesar de não obrigatórias, são extremamente importantes e que podem fazer parte do esquema vacinal dependendo da orientação do seu médico veterinário. A mais conhecidas são:

  • Vacina Tríplice (trivalente) V3: protege contra duas das doenças respiratórias mais comuns nos gatos, a rinotraqueite felina e a calicivirose felina e protege também contra a panleucopenia felina, uma doença que ataca o sistema digestivo e sanguíneo de forma mais grave;
  • Vacina Quádrupla V4: previne as mesmas doenças que V3 (citadas acima) e ainda protege o animal contra clamidiose;
  • Vacina Quíntupla V5: previne as mesmas doenças que a V4 (citadas acima) e também a leucemia felina, que é a causa de um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos, sendo absolutamente comum. A prevenção da leucemia felinos é possível e essencial para aumentar as chances de longevidade de seu gato. Nem todos os gatos podem receber a V5, consulte um Médico Veterinário.

Existem outras vacinas para os felinos domésticos que são dadas de acordo com o estilo de vida do gato:

  • Peritonite infecciosa felina;
  • Contra o vírus da leucemia; (tem na V5 citado acima)
  • Bordetella;
  • Chylamydophila felis; (tem na V4 citado acima)
  • Contra o vírus da imunodeficiência felina;

NOTA: Antes de vacinar um gato com qualquer uma dessas vacinas, cabe ao Médico Veterinário analisar qual o tipo e estilo de vida do felino para saber qual vacina será mais indicada e se há algum tipo de empecilho.  O Hospital Veterinário Pet Care conta com uma equipe de médicos veterinários que indicarão a melhor forma de prevenção para o seu gato, seja ele adulto ou filhote.

Adotei meu gato e não sei quais vacinas ele já tomou ou não, o que fazer?

Sempre consulte seu Médico Veterinário, ele saberá qual protocolo seguir, o mais comum para gatos filhotes são 3 doses de vacina quádrupla felina: Panleucopenia, Calicevirus, Clamídia e Rinotraqueíte. E em gatos adultos, que não foram vacinados anteriormente, duas doses são recomendadas – estas doses sempre com 30 dias de intervalo- depois, deve-se realizar o reforço anual.

Vacina Contra Raiva para gatos fazemos a primeira dose no filhote aos 6 meses e, se for um gato adulto adotado, fazer junto com a primeira dose de Vacina Quádrupla e revacinar anualmente.

Em felinos que saem para passear na rua ou redondezas onde existem outros gatos recomendamos também a Vacina Contra Leucemia Felina com reforços anuais.

 

Quer saber mais sobre a vacinação em gatos?  Clique e saiba mais sobre: a importância das vacinas, tipos de vacinas, Por que vacinar? e benefícios das vacinas

Artigos Relacionados
Meu gato está vomitando, e agora?

Meu gato está vomitando, e agora?

O vômito em felinos é uma das queixas mais comuns entre seus tutores, podendo se apresentar agudamente ou crônica. Comparados com outras espécies, os felinos frequentemente vomitam bolas de pelos (tricobezoares), devido ao hábito de se limparem lambendo toda a...

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

MV Vanice Dutra - especializada em medicina felina A hipertensão sistêmica é uma condição comum em gatos mais velhos e geralmente é secundária a outras doenças, como o hipertireoidismo ou doença renal crônica. Ela é verificada através da mensuração da pressão arterial...

Mais Categorias