Home / Vídeo / Vacinar seu gato é um ato de amor

Vacinar seu gato é um ato de amor

14 / jun / 2021

As vacinas salvam a vida de milhões de gatos em todo o mundo.

Antes das vacinas muitos gatos morriam de Raiva, doenças do Complexo Respiratório Felino, Panleucopenia e suas complicações.

Hoje existem muitas vacinas para o seu felino. Você sabe quais devem ser aplicadas? Começando pela vacina antirrábica: ela previne uma das zoonoses mais fatais, a Raiva. Por isso, é obrigatória no nosso pais e deve ser atualizada anualmente, durante toda a vida do seu animal. Já as demais vacinas, são extremamente importantes e devem fazer parte do Protocolo Vacinal e serão escolhidas de acordo com o estilo de vida e também pensando na origem do seu gatinho. São elas:

  • Vacina Tríplice (trivalente) V3: protege contra duas das doenças respiratórias mais comuns nos gatos: a Rinotraqueíte Felina e a Calicivirose Felina, e protege também contra a Panleucopenia felina, uma doença que ataca o sistema digestivo e sanguíneo de forma mais grave;
  • Vacina Quádrupla V4: atua contra as mesmas doenças que V3 (citadas anteriormente) e ainda protege o animal contra Clamidiose;
  • Vacina Quíntupla V5: previne as mesmas doenças que a V4 (citadas anteriormente) e também a Leucemia Felina, que é uma doença muito comum no Brasil e em várias partes do mundo, levando muitos gatos a adoecerem e até mesmo ao óbito. A prevenção da Leucemia Felina é possível e essencial para aumentar as chances de longevidade de seu  gato.

Para garantir que seu animal está saudável é recomendável realizar um exame para a detecção da doença antes da vacina. Todas as vacinas são importantes e devem ser escolhidas de acordo com o estilo de vida do seu animal. E para determinar isso, o Médico Veterinário irá fazer uma série de perguntas, sempre relacionadas aos locais que você e seu gato(s) frequentam, sobre a origem do seu felino e se há o desejo de ter mais um companheiro felino em casa. Não tenha receio das respostas, pois elas irão ajudar a determinar o planejamento de saúde do seu animal.

Por que vacinar? As vacinas são melhor forma de prevenção de doenças, tanto em pessoas quanto em animais. A Raiva que já comentamos, é uma doença fatal, e também, uma zoonose, isto é, uma doença que pode ser transmitida de animais para pessoas. Então, para deixar o seu animal saudável, a vacinação é ESSENCIAL!

Se todos os animais forem vacinados, a doença perde força e cada vez mais, teremos filhotes seguros e adultos saudáveis. Espalhe a ideia! Vacinar é bom!

Benefícios das vacinas As vacinas proporcionam uma vida mais longa, saudável e feliz para os gatos. Além disso, a vacinação é critério básico para os filhotes poderem visitar parques, ir à pet shops e conviver com outros animais em segurança. As vacinas se tornam ainda mais importantes – e obrigatórias – se deseja-se viajar com os gatos.

Vacina em filhotes de gatos O esquema de vacinação pode ter início com os filhotes a partir de 45 dias de idade, com doses subsequentes de reforços escolhidos pelo Médico Veterinário de acordo com a avaliação do paciente. Nos filhotes de gatos podemos distribuir as vacinas conforme a tabela abaixo:

Reforço anual – Vacinação gatos adultos Depois de um ano da última dose é feito o reforço anual que consiste em aplicar uma dose de cada tipo de vacina que recebeu quando filhote, ou seja, se ele recebeu a Quádrupla felina e a antirrábica, deve-se repetir as mesmas vacinas anualmente.

Para gatos de origem desconhecida, adotados já adultos ou no caso de animais de rua, é recomendado uma avaliação geral da saúde do paciente antes da vacinação, inclusive com exames de sorologia ou PCR de FIV e FeLV (Vírus da Imunodeficiência Felina e Vírus da Leucemia Felina), por conta da alta prevalência e da gravidade destas doenças para o felino.

O Pet Care é um Centro Veterinário completo e 24h pronto para atender seu gato a qualquer momento com excelência e profissionalismo.

Pin It on Pinterest