Sheik é um filhote de Golden Retriever recebendo as primeiras doses de vacina. Hoje ele veio para a segunda dose de vacina. O esquema que adotamos para vacina-lo foi :
3 doses de vacina V10(*) com intervalos de 30 dias;
1 dose de vacina contra Bordetella (gripe canina);
2 doses de vacina contra Giardiase com intervalos de 30 dias;
1 dose de vacina Anti-rábica após os 3 meses e meio;
Depois ele virá anualmente para o reforço destas vacinas.
(*)V10: Cinomose, Hepatite (Adenovirus), Leptospirose (vários sorotipos), Coronavirose, Parvovirose, Parainfluenza
Pergunta mais freqüente sobre vacinação de filhotes de cães:
1. Quando poderei sair para passear com o meu filhote?
Nossa resposta é sempre: 10 dias após a última dose de V10
2. Quando posso dar o primeiro banho?
Nossa resposta: qualquer idade desde que tomando-se o cuidado de agua morna, shampoo neutro e secador .
Mais informações sobre vaicinação de filhotes de cães
A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de cães sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina , sorotipos presentes na maioria das vacinas conhecidas no mercado como “V8” ou “V10”.
Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de cães devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade.
Cães com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de V8 ou V10 e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.
Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Clínico, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos três meses de vida do animal.
Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Pet Care de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não seja feitos no mesmo dia e normalmente não o são. Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente cães saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada.
A partir da primeira dose das vacinas para cães, o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina V8 ou V10 (total de 3 doses), assim como para a vacina contra a “gripe canina” (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica -uma dose), vacina contra giardíase (duas doses) e no último mês ( depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.
Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação.
A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina (Uma dose de V8 ou V10, uma dose de Bordetella, uma dose de giárdia e uma dose de Anti-rábica).
Para aqueles cães que vivem em área endêmica para leptospirose ou têm contato com roedores recomendamos o reforço anual contra leptospirose intercalada depois de seis meses da vacinação anual.
Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais.
Se estiver pensando em oferecer saúde para o seu animal de estimação, agende a “Primeira Consulta de Filhotes” ou a vacinação anual do seu animal no Hospital Veterinário Pet Care.
Eu gostaria de saber se vacina da marca BIO MAX é original, e se ela himuniza contra essas doenças:BACTERINA CONTRA LEPTOSPIRA CANICOLA E LEPTOSPIRA ICTEROHAEMORRHAGIAE , VACINA CONTRA CINOMOSE,HEPATITE,PARAINFLUENZA,PARVOVIROSE,CORONAVIROSE DE VÍRUS VIVOS MODIFICADOS E LEPSTOSPIROSE CANINA.?
Boa tarde!
Gostaria de dar os parabéns pelo site esclareceu todas as minhas dúvidas e sempre que precisar irei consulta-lo.
Grato: Helio
boa tarde! Sou uma “vovó” de primeira viagem de uma casal de filhotes. Eles estam com 1 mês e 3 dias de vida. Não sei direito o que fazer com meus pequenos em relação a vacinação, banho, alimentação (estou dando ração para filhotes amolecidas um pouco com água). Preciso de orientação!!! Há um lugar onde posso estar vacinando sem custo? Moro em Itaberaí – GO
Obrigada!!
Bom dia. Muito obrigado pelo contato. Infelizmente não existe serviço público para as primeiras vacinas em cães. Normalmente as prefeituras fazem somente a vacina de raiva. Para maiores informações ou cuidados com filhotes durante o primeiro ano sugiro entrar no nosso site petcare.com.br/filhotes/filhotes.php
tenho uma cachorrinha da raça lhasa apso de 5 meses,e acho que ela é alergica a picada de insetos,ela fica toda vermelha e com vergão no corpo inteiro e as vezes incha os olhos. Tem algum medicamento que ela passa tomar quando acontecer isso? Sem ser a vacina.Obrigada
Ela deve ser alérgica e essa manifestação é uma reação alérgica do tipo anafilactóide que em cães se manifesta por vermelhidão da pele, muita coceira e formação de pápulas, principalmente na regiao de face e ao redor dos olhos. Ela pode ter esse tipo de reação após picada de inseto, vacinas ou mesmo algums medicamentos. A indicação é de uso de medicação antihistamínica prescrito de acordo com o peso pelo seu Médico Veterinário. Em casos graves ela deve ser internada para controle dos sintomas. Recomendamos para esses animais muito cuidado na vacinação ( V10, vacina de raiva entre outras.
Boa tarde,
tenho uma pinscher que vai completar 4 meses, ela tomou a 1 semana a segunda dose da vacina, primeiro tomou a v8 e agora a v10. Só que onde ela tomou a vacina está mais inchado e ela está apresentando febre.
É normal depois de 1 semana da vacina ela ter febre e aumentar o caroço onde foi aplicada a vacina? Começou ontem e ela já está super abatida.
Desde já agradeço.
Reação local e dor pode ocorrer em animais jovens e pequenos e deve durar no máximo 4 a 7 dias. Recomendo procurar o veterinário que aplicou a vacina para reavaliar o animal, mas normalmente essa reação não causa grandes alterações ou colocam o animal em risco. Depois de uma semana, dor local e febrepode estar relacionado a abcesso reacional.
Boa noite! Tenho um cachorro de 4 anos, poodle c/ shitsu. Há 2 dias (31/01), levei ele para tomar o reforço anual da V8. No entanto, ontem (01/02), ele começou a apresentar febre e a ficar quietinho, onde comecei a administrar Dipirona 6/6hrs. Só que hoje cedo, a febre já havia abaixado, no entanto o local da vacina estava com muito abscesso. Levei meu cachorrinho à uma veterinária, para ela examiná-lo, onde ela disse que esta reação deu-se porque a vacina foi aplicada intramuscular, o que deveria ser subcutânea. Ela fez toda a assepsia do local, e passou uma pomada prá eu ir passando no local, e me pediu que eu continue administrando a dipirona. Só que ele está ainda mais quietinho, e está mancando, andando com a patinha durinha. Estou muito preocupada… e quero saber se isso de repente possa vir a piorar e, Deus livre e guarde, acontecer o pior! Aguardo retorno! Muito obrigada!
Esse tipo de reação pode acontecer e depende muito do tipo de vacina, do local aplicado e do indivíduo. Deve manter compressas mornas, assepsia local se tiver uma ferida/abcesso e se tiver muita dor, deve usar analgésico e /ou antibióticos. Mas vai ficar bom, sem sequela.
Olá, boa tarde!
Eu tenho um cachorrinho que pegamos atropelado na rua, após o tratamento e a recuperação, resolvemos dar a vacina V10. A 2ª dose foi dada 31 dias após a 1ª, tem algum problema? Vou ter que dar 4 doses? Obrigado pela atenção e parabéns pelo ótimo trabalho prestado para os nossos bichinhos.
O reforço vacinal deve ocorrer a cada 21 a 30 dias em média. Se atrasar um pouco ou mesmo adiantar nao tem problemas. Recomendamos de 3 a 4 doses dependendo da idade do animal. Parabens pela adoção.
Se ele tiver menos que 4 meses de idade deve tomar de 3 a 4 doses com intervalo de 21 a 30 dias em média. Nao tem problema se atrasar alguns dias como aconteceu agora. Caso ele tenha mais de 6 meses de idade então somente duas doses pode ser suficiente.
Ganhei uma cachorrinha e ela está com quase dois meses já tomou a 1ª dose da multipla.tive na minha casa a 8 meses a atras um caso de cinomose. Quando posso trazer a minha cachorrinha pra casa sem correr reisco que ela pegue a doença ?
Normalmente o virus da cinomose não sobrevive nem horas no meio ambiente na nossa temperatura. Assim o virus poderia estar vivo somente em um animal. De qualquer forma recomendo que retire tudo que pertenceu ao animal com cinomose (caminha, roupas, vasilhas etc) e então pode entrar com o animal no ambiente.
Olá eu comprei dois filhotes de cachorrinhos com 45 dias, mas elas são idênticas e só uma foi vacinada, e eu percebi que o ex dono estava em duvida de qual havia sido vacinada, o que eu devo fazer? Infelizmente a vacina dela e Bio Max,será que tem como começar a vacinação de novo?! Obrigada
COMEÇAR A VACINAÇÃO TODINHA NOVAMENTE
Obrigada pela resposta, foi muito bom ter encontrado vcs .
Boa noite. Obrigada pela resposta anterior, mas tenho mais duvidas. Já consultei uns quatro profissionais , e eles me pediram pra eu levar a cachorrinha pra casa depois da terceira dose da multipla, pois só assim ela estará imune. Esta informação confere? E outra , só posso traze-la depois que eu ter dado a ultima dose, tenho que esperar uns 15 dias, mas a minha vontade é tanta de traze-lá………… Desde já agradeço a atenção e o carinho que vcs dedicam aos animais e aos donos ……………
Minha cachorrinha tem 3 anos e ela sempre tem reações alérgicas a vacina.
em 2011 não a vacine por medo das reações. O que eu posso fazer? Ela fica inchada, triste, vomito, vermelho em redor dos olhos. Qual a orientação? Não posso vacinar?
Verifique com o seu veterinario quais as vacinas essenciais a ela, faça uma vacina por vez sempre precedida de medicação anti histaminica 4 dias antes da vacina e 4 dias depois também. As vezes recomendamos o uso de cortizona antes da vacina. A aplicação deve ser feita pela manha, pois se o seu animal tiver reação (que deve ocorrer entre 10 minutos a 6 horas depois da aplicação) voce terá um veterinario disponivel – não te pegara de surpresa durante a madrugada.