Home / CÃES / Casos Clínicos / Vacinação de Filhotes de Cães

Sheik é um filhote de  Golden Retriever recebendo as primeiras doses de vacina. Hoje ele veio para a segunda dose de vacina. O esquema que adotamos para vacina-lo foi :

3 doses de vacina V10(*) com intervalos de 30 dias;

1 dose de vacina contra Bordetella (gripe canina);

2 doses de vacina contra Giardiase com intervalos de 30 dias;

1 dose de vacina Anti-rábica após os 3 meses e meio;

Depois ele virá anualmente para o reforço destas vacinas.

(*)V10: Cinomose, Hepatite (Adenovirus), Leptospirose (vários sorotipos), Coronavirose, Parvovirose, Parainfluenza

Pergunta mais freqüente sobre vacinação de filhotes de cães:

1. Quando poderei sair para passear com o meu filhote?

Nossa resposta é sempre: 10 dias após a última dose de V10

2. Quando posso dar o primeiro banho?

Nossa resposta: qualquer idade desde que tomando-se o cuidado de  agua morna, shampoo neutro e secador .

Mais informações sobre vaicinação de filhotes de cães

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de cães sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina , sorotipos presentes na maioria das vacinas conhecidas no mercado como “V8” ou “V10”.

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de cães devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade.

Cães com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de V8 ou V10 e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Clínico, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos três meses de vida do animal.

Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Pet Care de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não seja feitos no mesmo dia e normalmente não o são. Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente cães saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada.

A partir da primeira dose das vacinas para cães, o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina V8 ou V10 (total de 3 doses), assim como para a vacina contra a “gripe canina” (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica -uma dose), vacina contra giardíase (duas doses) e no último mês ( depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.

Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação.
A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina (Uma dose de V8 ou V10, uma dose de Bordetella, uma dose de giárdia e uma dose de Anti-rábica).

Para aqueles cães que vivem em área endêmica para leptospirose ou têm contato com roedores recomendamos o reforço anual contra leptospirose intercalada depois de seis meses da vacinação anual.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais.

Se estiver pensando em oferecer saúde para o seu animal de estimação, agende a “Primeira Consulta de Filhotes” ou a vacinação anual do seu animal no Hospital Veterinário Pet Care.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias