Tudo o que você precisa saber sobre gatos e pulgas

Compartilhe

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e pulgas 12 de novembro de 2021

Os gatos pegam pulga com surpreendente facilidade, e esses parasitas podem rapidamente se espalhar pela sua casa, a menos que você tome uma atitude rápida para evitar a infestação.

As pulgas são os parasitas que mais afetam os gatos. Gatos que andam fora de casa provavelmente entrarão em contato com pulgas regularmente, mas mesmo os gatos que não saem podem pegar pulgas, caso os parasitas deem um jeito de chegar até a sua casa: em você, em outro animal ou um visitante indesejado, como um rato.

Se você mantiver uma rotina regular de tratamento para o seu animal, provavelmente nunca precisará lidar com uma infestação, mas, mesmo assim, é importante conhecer algumas dicas.

 

O básico sobre as pulgas

As pulgas são insetos minúsculos e sem asas que vivem no corpo do seu gato, alimentando-se de sangue e botando ovos no pelo do animal, que então podem cair pela sua casa. Uma única pulga pode botar 2 mil ovos durante a vida, e seu ciclo de vida completo – de ovo, larva, pupa até chegar à fase adulta – pode acontecer em apenas algumas semanas. Apesar de as pulgas não viverem no humano, elas podem picar as pessoas – principalmente no calcanhar e na parte inferior das pernas – e também podem pular e infestar outros animais da casa.

Por que mordidas de pulgas podem ser perigosas para gatos

As picadas de pulga são dolorosas, coçam e podem causar vários outros problemas no gato, como:

 

Dermatite alérgica pela picada de pulgas (DAPP)

A DAPP é uma alergia à saliva da pulga, que pode disparar uma reação severa e intensa de coceira, com apenas algumas picadas. Se o seu gato tem DAPP, a pele pode ficar escamosa e dolorida. Ele também pode perder pelo ao se limpar em excesso, o que pode trazer um risco mais alto de infecção de pele.

Anemia

Os filhotes e gatos idosos podem ter anemia com a perda de sangue caso recebam muitas picadas.

Tênia

Se um gato ingere pulgas infestadas com ovos de tênia enquanto está se limpando, pode acabar sendo infectado por esse verme.

 

Transmissão de doenças

As pulgas dos gatos também podem transmitir doenças, incluindo a bactéria Bartonella (que pode causar nas pessoas uma doença potencialmente debilitante chamada “bartonelose” ou “doença da arranhadura de gato”), a Rickettsia (que pode causar nas pessoas a doença chamada ricketiose), e também, mais raramente, uma doença humana séria chamada tifo.

 

Como identificar uma infestação por pulgas

Pode ser bem difícil identificar pulgas em gatos, e o primeiro sintoma que você pode notar é a coceira. Você pode conferir frequentemente seu gato, penteá-lo suavemente com o pente ou usar um pedaço de pano branco úmido. Se pontinhos pretos aparecerem e ficarem marrom-avermelhados é um indicativo de fezes de pulgas, logo isso indica que o seu gato tem o parasita. Mas, em muitos casos, pode não ser tão óbvio, pois elas se afundam na pele do animal e se movem rapidamente quando o pelo é repartido, o que as torna difíceis de achar.

 

Como se livrar das pulgas do seu gato e de sua casa

O primeiro passo ao lidar com uma infestação de pulgas é aplicar um tratamento antipulgas no seu gato, como spot-on, coleira ou spray.

Tentando decidir qual tratamento antipulgas é melhor para você e seu animal? Escolha um que não exija que as pulgas primeiro precisem picar seu animal para depois morrer. Advocate® e Advantage® são tratamentos spot-on para gatos, aplicados na nuca, que se espalham pela pele e são capazes de matar as pulgas pelo contato1.

Para remover as pulgas da sua casa mais facilmente, lave a cama do gato na água mais quente possível, passe aspirador nos cantos em que ele prefere dormir e use um spray antipulgas, como o Fleegard no ambiente.

Seresto® é uma coleira que também mata pulgas rapidamente e pelo contato, oferecendo até 8 meses de proteção contínua antipulgas.

Do mesmo modo, se você escolher um produto como Advantage, Advocate, Comfortis ou Seresto®, eles também funcionarão para matar as larvas das pulgas na sua casa, o que vai ajudar a controlar mais rapidamente a infestação de pulgas.

 

Como prevenir?

Uma das maneiras de se prevenir pulgas é utilizando a coleira Seresto® para cães elimina pulgas e carrapatos, pois mata os parasitas por contato, o que significa que pulgas e carrapatos não precisam picar o corpo do seu cão para que sejam mortos. Devido ao mecanismo de ação que se dá por contato, Seresto® também auxilia no controle das alergias, irritação e incômodo causados pelas picadas.

 

Por que usar a coleira Seresto® para cães, contra pulgas e carrapatos?

  • Eficaz por até 8 meses contra pulgas e carrapatos
  • Age por contato e elimina pulgas e carrapatos
  • Sem cheiro
  • Resistente à água*

*Consulte rótulo do produto para mais informações.

 

À primeira vista, Seresto® pode parecer igual às outras coleiras, mas é muito mais do que isso. A coleira libera lentamente dois ingredientes ativos que ficam concentrados dentro da matriz da coleira, a imidacloprida e flumetrina que, após a colocação, passam a ser distribuídas pela pele, pelos e camada lipídica da pele (camada gordurosa) do seu cão. A coleira cria uma camada invisível de proteção, que mata as pulgas e carrapatos em seu cão.

 

Você encontra a coleira Seresto® nas farmácias das unidades Pet Care.

 

Fonte: https://meupet.elanco.com/

_____________

1Mehlhorn et al. Parasitol Res (2001) 87: 198-208

 

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394 6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia