A Toxoplasmose é causada por um parasita que acomete a maioria dos animais de sangue quente. Pode ser uma doença grave em humanos, principalmente quando são imunossuprimidos (pessoas HIV+, que fazem quimioterapia, crianças e idosos).
Também conhecida como doença do gato, pode ter implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gravidez.
O que gostaria de discutir com vocês é o papel do gato na Toxoplasmose humana. Os médicos chamam de “doença do gato” porque os felinos domésticos e selvagens são os únicos hospedeiros que completam o ciclo do parasita e o eliminam no meio ambiente. Por este motivo, muitos médicos pedem para que suas pacientes grávidas se desfaçam dos seus gatos.
O gato se infecta normalmente ingerindo o parasita que está no tecido de roedores ou aves. Após a primeira infecção, o gato pode eliminar o parasita por até 2 semanas e normalmente apresenta apenas 1 episódio de disseminação por toda a vida.
O parasita precisa estar no ambiente de 1 a 5 dias para ficar infectante, ou seja, antes disso, não consegue infectar um humano. Mesmo que o gato esteja eliminando o parasita, se a caixa de areia for limpa todos os dias, não há tempo do oocisto ficar infectante. Além disso, a carne suína mal cozida é a fonte mais comum de infecção para humanos. Vegetais mal lavados e mal cozidos, além da terra contaminada, também são fontes de infecção.
Com estas informações, será que há necessidade de se desfazer do gato se a mulher está gestante? Não estou dizendo que não é uma doença importante! Mas há possibilidade de prevenção mesmo com o gato dentro de casa!
Prevenção da Transmissão – o que fazer com o gato?
– Primeiramente, se há uma mulher grávida na casa, dar preferência para outra pessoa limpar a caixa de areia.
– A caixa de areia deve ser limpa diariamente.
– Os gatos devem ser alimentados com ração comercial.
– Não permitir que os gatos cacem ou ingiram carne crua
Prevenção da Transmissão – o que você deve fazer?
– Higiene básica pode prevenir toxoplasmose.
– Lavar com água e sabão todo utensílio e superfícies que tiveram contato com carne crua.
– A carne deve ser muito bem cozida.
– Verduras e frutas devem ser muito bem lavadas.
– Mulheres gestantes devem evitar contato com fezes de gatos, terra e carne crua.
– Usar luvas enquanto manipula material potencialmente contaminado (jardinagem, carne crua, fezes de gato) e lavar as mãos após tais tarefas
– A água deve ser fervida ou filtrada antes de ser bebida
– Tanques de areia de crianças devem ser cobertos enquanto não são usados para evitar que gatos de rua defequem no local.