Terminado o esquema de vacinas, normalmente ocorre um afastamento do consultório veterinário. Se o seu filhote for de gato, a distancia é muito maior, pois normalmente não frequentam banho e tosa.
Já os filhotes de cães, ainda tomam banho a cada 7 a 15 dias e assim frequentam o Pet Shop e o veterinário com mais assiduidade. Caso o seu filhote seja saudável agora temos somente alguns cuidados de manejo, castração, dieta e então devem voltar para a vacina anual somente depois de um ano da última dose de filhote.
Resumo dos 10 cuidados básicos com o filhote de cão após o final das vacinas.
1. Manter a ração de filhote até completar 10 a 12 meses de idade e depois trocá-la por ração para cães ou gatos adultos. Seguir as orientações descritas na embalagem. O alimento deve ser oferecido de 2 a 3 vezes ao dia.
2. A vermifugação (contra parasitas intestinais) pode ser feita a cada 6 meses ou de acordo com orientações do médico veterinário.
3. Para os cães, se ainda não iniciou a prevenção para Dirofilariose (Verme do Coração), deve iniciá-la agora e repetir mensalmente por toda a vida do animal, de acordo com o peso. Exemplos de preventivos: Cardomec, Endogard, Revolution entre outros.
4. Fazer controle para pulgas mensalmente de acordo com o grau de exposição. Exemplos de preventivos contra pulgas: Program, Revolution, Frontline, Advantage Max 3, Prac-Tic, Advocate entre outros. Já para carrapatos temos o Frontline, Advocate, Prac-Tic e Advantag-Max 3.
5. Em caso de não ter interesse em reproduzir o seu animal, indicamos a castração precoce em torno de 5 a 8 meses de idade para as fêmeas, para prevenção do tumor de mama. Saiba mais em folheto anexo. Se tiver interesse na castração dos machos, também pode ser feito em torno da mesma idade.
6. Realizar escovação de dentes pelo menos 3 vezes por semana. Seu cão já deve ter iniciado a troca de dentes e nessa época é normal ter mau hálito e, por vezes presença de sangue na boca. A escovação em gatos pode ser mais difícil, mas não pé impossível se for dócil e manso.
7. Se houver necessidade ou interesse, já pode iniciar os programas de “adestramento e agility” para os cães.
8. Em 7 a 10 dias, seu cão já pode ter acesso a rua. Cuidado pois ainda não está socializado com o ambiente, outros cães ou pessoas. Certifique-se que a coleira e guia estejam bem colocadas e dê preferência por locais tranqüilos. Os gatos não gostam e normalmente não precisam de passeios na rua.
9. Banhos em cães podem ser semanais ou de acordo com a necessidade. Muito cuidado com as orelhas durante o banho. Pode-se fazer a limpeza das orelhas mensalmente. Os gatos necessitam de menos banho, pois fazem sua higiene diária lambendo o pelo. O banho pode ser feito a cada 30 dias ou mais com o intuito de retirar o pelo morto.
10. Controle de peso deve ser feito a cada seis meses, com o objetivo de monitorar a obesidade.