Home / CÃES / Doenças / Surdez em Cães

Surdez em Cães

28 / fev / 2011

Há uma série de razões pelas quais um cão pode perder a sua audição. Dependendo da causa, a perda de audição canina ocorre gradualmente ou subitamente. Embora existam diferentes graus de deficiência auditiva, seus efeitos são geralmente permanentes.

Também existem animais que já nascem surdos, muito comum na raça dalmata, gatos brancos com cores de olho diferentes (um olho azul outro amarelo) e outras raças

Cães podem perder a audição com a idade. Embora comece gradualmente, os donos de cães não notam a perda de audição do cão até que se torne pior. Os sinais de perda de audição canina incluem: ignorar os comandos de voz, agir com surpresa quando toca-se no animal ou até reagir com agressividade quando assustado.  Infelizmente, não há cura para a perda auditiva relacionada à idade. O proprietário do cão pode mitigar o efeito ensinando o cão a responder a comando de mão e sinais de luz. Além disso,  bater palmas ou os pés também podem ser alternativas úteis para cães com deficiência auditiva, pois ainda sentem vibrações.

Praticamente, qualquer tipo de trauma na orelha do cão ou na cabeça pode resultar em deficiência auditiva. Lesões no tímpano, ouvido médio e  nervos quando danificados podem causar a perda da audição. Por exemplo, a surdez pode ocorrer quando um cão é atropelado por um carro ou envolvido em outro acidente, tem um tumor no cérebro, ou quando tem uma otite severa.

Otites crônicas, quando mal tratadas, podem causar perda de audição. Na maioria destes casos, o canal auditivo fica bloqueado por tecidos cicatriciais afetando a capacidade do cão para ouvir.

Certos medicamentos podem causar surdez em cães por danificar a estrutura do ouvido.

Os antibióticos aminoglicosídeos, em particular, podem ser prejudiciais em doses elevadas e quando os tratamentos são administrados por um longo período de tempo. Os antibióticos aminoglicosídeos são: gentamicina, neomicina e canamicina (amicacina). Um cão com esses medicamentos devem estar sob os cuidados de um veterinário.

A surdez nos cães também pode ser causada por infecções virais, como cinomose, bem como doenças comuns em cães idosos (Cushing). Além disso, um acidente vascular cerebral pode causar perda de audição canina.

Veja no vídeo abaixo um cachorro surdo que não atende aos chamados da dona.

Pin It on Pinterest