Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Reações em Transfusão de Sangue em Gatos

Gatos de raça pura, especialmente aqueles que já receberam transfusão de sangue antes, são os que mais correm riscos de ter uma reação á transfusão do que outros animais. A maioria das reações, geralmente, ocorrem durante ou logo após a transfusão.

Sintomas mais comuns de uma reação:

Reação a uma transfusão de sangue pode ser aguda (imediata e que ocorre durante a transfusão) e a reação retardada ou tardia (que vai ocorrer depois da transfusão).

Sintomas agudos de uma reação à transfusão de sangue podem incluir febre, vômitos, fraqueza, falta de ar e choque seguido de colapso. Os sintomas de uma reação tardia geralmente não são aparentes e normalmente envolve a destruição das células do sangue transfundido, ou seja perde a eficiência da transfusão.

Muitos sintomas podem variar, dependendo da causa exata. Transfusão de sangue contaminado pode resultar em febre, choque e septicemia, causada pela presença de bactérias no sangue transfundido. Um grande volume de sangue, além do que o animal necessita ou muito rápido, pode causar tosse, vômitos e insuficiência cardíaca. Hipotermia, pode ocorrer quando o sangue é refrigerado e esta muito frio.

Causas

Há várias circunstâncias que podem ser responsáveis por uma reação da transfusão de sangue, como a transfusão de um tipo de sangue incompatíveltransfusão de sangue contaminado, sobrecarga circulatória causada por quantidade muito rápida ou um volume além do necessário ou transfusão de sangue velho ou mal conservado (ou seja, devido a um aquecimento excessivo ou congelamento).

Diagnóstico

Um diagnóstico de reação de transfusão de sangue é baseada em sintomas que apresentam após a transfusão. Os testes incluem uma análise de urina (urina muito escura cor de chá ou coca-cola), avaliação da temperatura (febre ou hipotermia), avaliação da frequência cardíaca e respiratória entre outras.

Tratamento

Se o gato apresenta algum tipo de reação imediata a uma transfusão de sangue, o veterinário irá interromper imediatamente a transfusão e aplicar soro e medicamentos a fim de manter a pressão arterial e brecar os sintomas da “alergia”. O tratamento específico depende da causa e sintomas, e pode também ser administrado por meio de medicamentos.

Prevenção

Reações de transfusão de sangue podem ser evitada seguindo protocolo de transfusão de sangue padrão: verificação de tipos de sangue disponíveis, uma boa condição de doador de sangue para prevenir a infecção ou propagação de doença, e armazenamento adequado das bolsas de sangue. A Transfusão deve iniciar lentamente e deve ser monitorada passo a passo.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias