Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Radiologia Digital – a mais nova “ferramenta” do Hospital Veterinário PetCare.

Radiologia Digital – a mais nova “ferramenta” do Hospital Veterinário PetCare.

02 / fev / 2011

Visando oferecer o que há de mais moderno em equipamentos para o auxílio no diagnóstico das enfermidades que acometem os cães e gatos, o Hospital Veterinário PetCare acaba de adquirir um aparelho de Radiologia Computadorizada (CR – Computed Radiography). A imagem é digitalizada em alta resolução, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de diversas patologias.

Com o auxílio de softwares específicos é possível tratar a imagem digital, melhorando avaliação de diferentes tecidos, utilizar o zoom para ampliar uma área específica ou até inverter a escala de cores para realçar determinadas áreas. Com isto evitamos a repetição dos exames e conseqüentemente, exposição do paciente aos efeitos deletérios dos raios-x, sendo tal repetição comum quando utilizada a técnica tradicional.

Uma vez digitalizada, a imagem será avaliada em monitor de LCD de alta resolução, superior a de um monitor ou TV de uso doméstico, conhecidos como Full HD – Full High Definition (1980×1080 pixels).

Esta técnica substitui o uso das películas radiográficas convencionais, abolindo o uso de produtos químicos utilizados no processo de revelação, que quando descartados incorretamente, são nocivos ao meio ambiente. Nossa equipe contratava uma empresa cadastrada para a retirada e destino adequado destes resíduos. A radiologia digital é ecologicamente correta! Agora as imagens poderão ser disponibilizadas através de impressão a laser em película específica, utilizada em radiodiagnóstico ou em CD. Quando impressas, as imagens depois de tratadas são melhores do que as obtidas com a técnica convencional.

Uma vez digitalizada, a imagem é de fácil arquivamento, o que não acontecia com os filmes convencionais que se deterioram quando mal acondicionados, além de poder ser transmitida para longas distâncias através da rede mundial de internet.

Em resumo, o sistema digital proporciona:

  1. –   Maior sensibilidade no diagnóstico das patologias;
  2. –   Diminui a exposição do paciente aos raios-x;
  3. –   Colabora na preservação do meio ambiente;

 

 

 

Pin It on Pinterest