Muitas vezes a presença de insetos na casa como pulgas, baratas, carrapatos, cupim, etc., induzem os proprietários a procurarem um serviço de uma dedetizadora.
De preferência procurem saber mais sobre a empresa que estão contratando e se tem referências de algum amigo ou pessoa conhecida sobre a dedetizadora. Além dos valores cobrados serem diferentes de uma companhia para outra, muitos profissionais e não fazem o serviço direito, não resolvendo o problema.
Isto pode se tornar um problema para nós quando diagnosticamos um problema de saúde em um animal que tem pulgas ou carrapatos, e recomendamos detetizar o ambiente e depois o proprietário diz que detetizou a casa mas o problema não foi resolvido.
Outro problema é quando a dedetização intoxica os animais. Alguns de forma grave que podem vir a óbito. Toda vez que uma casa for detetizada os animais devem ser retirados da casa pelo menos por 24 horas (ou mais). Gatos são muito mais sensíveis e precisam ficar mais tempo fora.
Uma dica é pedir o nome do veneno que será utilizado e conversar com o seu veterinário sobre quanto tempo acha que o animal deverá ser retirado da casa. Aves devem ser retiradas pelo menos 1 semana.
Uma coisa é certa: quanto mais forte o produto, maior a sua eficácia contra insetos, mas ao mesmo tempo mais perigoso ele será para nossos animais. Nós recomendamos a volta do animal depois de 24 horas ou mais e tendo feito a limpeza de todo o piso da moradia.
Quanto a desratização, temos que lembrar que o veneno colocado para matar ratos mata animais também e o atrativo dele é ser altamente palatável, fazendo com que cães e gatos ao sentirem o cheiro do produto vão querer ingeri-lo também.
Neste caso o cuidado ainda é maior pois, temos que retirar os animais da casa ou confiná-los em uma área onde não foi colocado o veneno.
A companhia de desratização deve fornecer um mapa de onde foram colocadas as iscas na casa, que deverão ser retiradas no prazo de até uma semana após.Muitas vezes os animais encontram estas iscas pois foram carregadas pelos ratos para outro lugar.
Muitas vezes os animais comem um rato envenenado. Logo, desratizar ou detetizar uma casa exige uma série de cuidados para não intoxicarmos nossos bichos.
Lembrem-se que sempre observarmos nossos queridos animais para ver se apresentam qualquer alteração que possa indicar que estão intoxicados como:
– Vômitos
– Diarréia
– Falta de apetite
– Salivação excessiva,
– Tremores ou convulsão
– Sangramento
– Manchas vermelhas ou arroxeadas na pele
– Incoordenaçao, etc.
A maioria dos venenos tem antídoto, mas depende da quantidade ingerida ou inalada, da sensibilidade do animal, de sabermos o nome exato do produto para podermos entrar com medicaçao (antidoto) e tentar salvar o animal.