Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / QUANDO É NECESSÁRIO UMA CESARIANA EM CADELAS??

QUANDO É NECESSÁRIO UMA CESARIANA EM CADELAS??

13 / maio / 2013

Para nossa sorte, mais de 95% das gestações em cadelas terminam em parto normal. O restante pode levar ao sofrimento fetal com perda dos filhotes e/ou da mãe (mais raramente) e nesses casos temos que recorrer a cesariana o quanto antes.

O tempo de gestação relativamente curto, de 58 a 65 dias em média, faz com que no final da gestação cada dia seja diferente do outro (e muito importante para a maturação do feto) culminando no início do trabalho de parto de uma hora para outra.

Algumas raças tem dificuldade de partos normais, principalmente aquelas com “cabeça grande” como os Bulldogues Inglês, Bulldogue Francês, entre outros.

Outras vezes, pode ser a fêmea que tem algum problema como bacia pequena, fraturas antigas em pelve ou outras dificuldades de parto. Mesmo as gestações de um único filhote podem levar a problemas de parto. Um único filhote tende a crescer muito e assim ter dificuldade de passar pelo canal pélvico (bacia).

De qualquer forma, para aquelas cadelas com problemas de parto ou as raças citadas acima o acompanhamento da gestação no final do parto vai ajudar a identificar a hora certa de fazer a cesariana.

Na semana passada fizemos o parto da Pupe, uma Bulldogue Francês em final de gestação e com problemas de parto. Já sabíamos disso, pois no ano passado ela entrou em trabalho de parto natural, e depois de algumas horas nasceram somente 2 filhotes mortos devido ao sofrimento fetal (parto difícil e longo) e durante a cesariana de emergência conseguimos salvar somente um filhote do total de 5 fetos.

Dessa vez, orientamos o cliente para não esperar pelo parto normal como no ano passado. Com 50 dias de gestação iniciamos a avaliação pré natal identificando com exame de rx que seriam 6 filhotes. A partir do 58° dia de gestação passamos a medir a temperatura da Pupe todo dia (próximo ao parto a temperatura da mãe tende a cair de 1 a 2 graus em média) e também fazer o exame de ultrassom para medir os batimentos cardíacos dos filhotes. No 63° dia de gestação a temperatura dela caiu abaixo de 37° C e a frequência cardíaca dos filhotes também diminuiu. Ela foi submetida a cirurgia de cesariana e conseguimos salvar os 6 filhotinhos que já estão com 10 dias de vida e muito bem. A Pupe é uma excelente mãe e cuida deles com muito carinho.

Agora, a próxima visita deles será em 25 a 30 dias de idade para fazermos a vermifugação.

O serviço de reprodução e obstetrícia do Pet Care pode realizar esses e outros serviços nas suas duas unidades. O acompanhamento da gestação pode ser decisivo no trabalho de parto sem problemas ou na intervenção cirúrgica de cesariana.

Pin It on Pinterest