Ontem apresentamos o caso da Filomena que pulou do terceiro andar do apartamento. Foi apenas um susto pois ela já esta bem.
Conheça agora as lesões mais comuns em quedas como a da Filomena.
Trauma de torácico – pneumotórax (ruptura de parêmquima pulmonar escapando ar para fora dos pulmões e se alojando na cavidade torácica),hematomas pulmonares e fraturas de costelas.
Trauma facial e oral – mandíbula fraturada, dentes quebrados, palato fraturado e traumatismo craniano
Fraturas de membros – dos ossos dos braços e pernas
Fraturas da coluna vertebral – fraturas ou luxação de coluna desde cervical até coluna toracica lombar ou sacra.
Trauma abdominal – sangramento e ruptura de fígado, baço rins ou bexiga.
Exames necesários:
Radiografia de tórax. Mesmo que o seu gato pareca estar respirando normalmente, radiografia de tórax deve sempre ser feita para determinar se há um colapso pulmonar, pneumotórax, contusão dos pulmões ou fraturas de costelas.
Exame da face e da boca. Fraturas de mandibulas, disjunção de sínfese, dentes fraturados, ruptura de pálato.Avaliação com rx e exame clínico.
Exame Ortopédico. Seu veterinário irá examinar seu gato para detectar fraturas dos membros ou da pélvis. A fratura mais comum que ocorre nas patas dianteiras são abaixo do cotovelo, enquanto a fratura do fêmur é a mais comum nas patas traseiras. Ossos dos “dedos” também podem sofrer fraturas.
Exame de Ultrassom de abdomem – avaliando se tem sangramento e viabilidade dos prindcipais orgãos: fígado, baço, rins, bexiga…
Exames de sangue. Inicialmente os exames de sangue não são muito úteis. No entanto, durante o tratamento podem ajudar a determinar a saúde geral do seu gato e certifique-se que os órgãos continuaram a funcionar (rins principalmente) ou que não eixiste perda de sangue por sangramento torácico ou abdominal.
Tratamento
O tratamento vai depender do tipo e extensão dos ferimentos do seu gato. É muito importante que o gato fique em observação internado no hospital por pelo menos 24 horas. Durante esse período vamos avaliar se existe algum sangramento imperceptível, se existe ruptura de bexiga, pnemotórax ou contusão pulmonar. Muitas vezes os sinais clínicos vão aparecer somente depois de algumas horas.
É importante que o animal esteja estabilizado para poder ser anestesiado e então corrigir as fraturas cirurgicamente ou outros procedimentos. Já, se houver ruptura de baço, figado, bexiga ou rins ou sangramento abdominal a cirurgia deve ser feita de emergência. Quadros pulmonares devem ser monitorados em ambiente de UTI e muitas vezes com oxigênioterapia. Fluidoterapia, controle de dor e muitas vezes sedação são necessários.
Cuidados preventivos
A melhor maneira de prevenir a queda é a colocação de telas em todas as janelas e sacadas. Periodicamente certifique se que as telas estão intactas e firmes. Com o tempo pode acontecer falhas na tela ou mesmo frouxidão permitindo a passagem do gato por orifícios inimagináveis.
Meu gato quebrou a perna de madrugada, dentro de casa e levei ao único veterinário que havia de plantão, pq era feriado. Pra minha surpresa, ele só tratava com homeopatia. Aceitei e dei somente a medicação homeopática até o fim do tratamento. Todos os dias eu retornava à clínica, pois meu gato sempre arrancava a tala. Cada veterinário que me atendia, botava a tala de um jeito diferente e o gato sempre arrancava. Foi dureza! O médico mandou fechar o gato dentro de uma gaiola, 24 horas/dia, até se curar, porque se ficava solto, subia a escada, pulava e andava pela casa inteira, com colar elizabetano, tala, esparadrapo e tudo, uma loucura! A fratura consolidou, hoje ele anda normalmente, mas várias vezes ao dia encolhe a perna. Eu me arrependi de tratá-lo com homeopatia, pq achei muito fraco e lento o efeito desse método. Ele sofreu muito e dá impressão q o tratamento não foi adequado. Homeopatia realmente funciona ou é mito? Eu não gostei.
A homeopatia acaba sendo uma opção a mais dentre os recursos terapêuticos na medicina veterinária. Infelizmente existem algumas patologias na qual a homeopatia não tem indicação e nesse caso a alopatia ou o tratamento convencional deve ser instituido. Usamos a homeopatia em doenças crônicas e comportamentais com sucesso. No caso especifico do seu animal a homeopatia poderia ajudar no processo normal de cicatrização óssea sem cirurgia que dura em torno de 45a 60 dias nos animais normais. Assim sendo a evolução do seu animal estava dentro do esperado. A outra opção nesse caso seria fazer uma cirurgia com colocação de placa, acelerando o processo de cicatrização óssea pela estabilidade causada pelo colocação da placa.
Boa tarde! meu gato apareceu mancando da pata da frente, a veterinária pediu um RX e diagnosticou displasia do cotovelo,ele tem 1 ano, ela me disse que ele deve ter prendido a pata em algum lugar e forçou a ponto de causar essa lesão, recomendou uma tala para imobilizá-lo,
gostaria de saber se tem cura?
se preciso fazer algum tratamento específico?
Se essa lesão demora para tratar?
Não é comum a ocorrência de displasia de cotovelo congênita em felinos. Nesse caso ela poderia ser traumática e a imobilização pode ser o tratamento indicado. Como ele é muito jovem recomendo passar em atendimento com um especialista em ortopedia para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento adequado para que nao fique com sequelas.
Olá dia 12/02 meu gato se assustou e cai da janela do 2º andar, levei-o imediatamente ao veterinário que fez um RX onde acusou o seguinte:Pelve (Na incidência ventro dorsal da pelve observam-se:) *fratura em pube dieito ; * fratura em incisura maior de isquio direito; *fratura em arco isquiático direito; * demais estruturas pélvicas dentro da normalidade.
Minha dúvida é: a doutora me passou ducálcio e maxicam, e não o imobilizou, pedindo para deixá-lo em repouso, sendo que ele diminuiu e muito a frequência e quantidade de fezes que sai em pequena quantidade e dura, agora no 3º dia em casa as fezes estão saindo com sangue em volta das fezes.
As recomendações da médica estão certas? Devo procurar outro médico para imobilizá-lo? Me ajudem pois meu gatinho é como filho, estou dedicando 24hs do dia totalmente a ele, há 3 dias não sei o que é sair de casa nem trabalhar!. Me ajudem!
Nice
Fraturas de bacia não recebem indicação de imobilização, somente repouso, analgesia e manejo alimentar para favorecer a eliminação das fezes. Recomendamos reavaliações periódicas com ultra som nos primeiros dias para verificar se nao tem perfuração de intestino ou mesmo ruptura de uretra e bexiga que poderia ocorrer devido ao trauma ou mesmo devido a presença dos fragmentos ósseos decorrente da fratura. Se tudo estiver bem em poucos dias o animal volta a andar tendo uma boa evolução no prazo de 30 dias. Quanto as fezes o ideal é mante-la mais pastosas para facilitar a saida pelo canal pélvico que ainda esta dolorido. A presença de sangue nas fezes pode ocorrer pelo trauma , pelo esforço ou mesmo pela irritação do intestino. Temos que descartar também a presença de vermes.
meu gato sumiu por 3 dias. Ao retornar estava mancando e com dificuldade de urinar. Levei par emergencia onde foi medicado por estar com febre alta e desidratado,por isto foi colocado no soro. Ficou em observação atéo fim do dia, retornando para casa. No dia seguinte apresentou o abdomem totalmente inchado, levei novamente para avaliação, foi colocado no soro novamente e na parte da tarde foi marcada uma cirurgia pois o abdomem apresentava urina em seu interior. Feito ultrassom e não foi visto lesão de bexiga e outros orgãos. Foi diagnosticado possivalmente por ruptura de ureter ou uretra, a confirmar apos cirrurgia. Meu gato faleceu antes do procedimento cirurgico. Pergunto: não poderia ser feito uma punção para alivio de sintomas, a cirurgia não teria que ser feita de urgência?Se o abdomem já estava cheio de liquido, porque colocar mais líquido?Por que não mantiveram meu gato em observação, pór mais tempo?Gostaria de ter respostas, pois me sinto culpada de não ter dado o socorro necessário que meu gato precisava e não ter questionado quanto ao atendimento dado de ermargencia, já que tambem não saberia quais procedimentos corretos a ser tomado. Gostaria apenas de ter respostas, para tantas dúvidas e tantas culpas. Obrigado pela atenção.
. É muito dificil para nós opinarmos em um caso como este sem termos avaliado o animal. A ruptura de ureter é um caso geralmente com prognóstivo reservado e depende do dia que isto ocorreu, se foi no primeiro dia que desapareceu o prognóstico seria pior ainda. Acho que tentaram estabilizar o animal antes da cirurgia mas como dissemos é dificil opinar um caso que não avaliamos pessoalmente
obrigada pela atenção. O difícil é aceitar a perda.
meu gato tem 9 meses foi atropelado quebrou a coluna o veterinario que operou falou que ele nao ia mais andar por causa da medula ele fez um teste de dor profunda na pata traseira,o gato nao sentiu dor mas deu uma puchada,ele falou que era pra ele ter miado com muita dor.so que eu tenho mais tres gatos em casa fiz esse teste e todos fizeram a mesma coisa nenhum deles demonstrou muita dor sera que ele volta a andar.