Home / CÃES / Casos Clínicos / Prolapso de uretra em cães da raça Bulldog Inglês

Nos últimos 6 meses atendemos no Hospital Veterinário Pet Care cães da raça Bulldog Inglês, machos, não castrados, com idades entre 9 meses e 3 e 1/2 anos, todos apresentando sinais de hemorragia no pênis, sem sinais de dificuldade de urinar ou apresentando sangue na urina. Segundo todos os proprietários, o sangramento era observado durante os períodos de excitação.

Nos 3 casos os animais estavam bem e sem outras alterações a não ser o sangramento nos períodos de excitação (quando ficavam muito felizes ou quando viam um outro cão). Quando avaliamos os animais, podia-se observar a presença de uma massa avermelhada na extremidade do pênis, que na verdade era a uretra prolapada (saindo para fora dela mesma)

A redução do prolapso não foi passível de ser realizada em nenhum dos cães, sendo todos submetidos à ressecção cirúrgica. Em apenas um dos cães não foi realizada a castração (orquiectomia) por decisão do proprietário, visto que a excitação e atividade reprodutiva pode fazer com que haja recidiva dos sinais clinicos (que os sintomas voltem) .

Os animais foram medicados com antibiótico e analgésicos além do uso obrigatório do colar elizabetano (colar protetor) para não lamber a sutura e eventualmente arrancar os pontos. Dez dias após da cirurgia os pontos foram retirados e os animais receberão alta médica.

O que é Prolapso de uretra?


O prolapso de uretra não é comum em cães mas é mais observado em animais machos jovens de focinho curto (braquicefálicos) como Bulldog Inglês, Boston Terrier, Pugs e Buldog Frances. Normalmente o prolapso acontece durante um período de excitação prolongada, em que o animal promovem o auto-traumatismo da extremidade do pênis em objetos como almofadas e travesseiros. Em outros cães o prolapso pode ocorrer após atividade sexual.

Sangramento pelo pênis de forma intermitente (vai e volta) e não associada ao ato de urinar é o sintoma mais comum observado pelo proprietário. Nessa ocasião o animal pode lamber excessivamente o pênis.

Para o tratamento precoce do prolapso, pode ser realizada a sua redução e realização de uma sutura para reduzir o diametro da uretra, de forma que impeça a recidiva do prolapso, mas não obstrua a saída de urina. Esta sutura deve ser mantida por 5 a 7 dias.

Na maioria dos casos, porém esse procedimento não resolve sendo necessário a correção cirúrgica com a retirada pda porção prolapsada. A castração deve ser realizada no intuito de prevenir quadros de recidiva, principalmente nos casos associados com ereção ou excitação sexual.

 

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Prolongamento de palato em cães

Prolongamento de palato em cães

O palato é também conhecido como “céu da boca” e assim como nos humanos, também pode ter alterações em cães. São mais vistas em cães braquicefálicos (aqueles do focinho curto como pugs e buldogues, que possuem o crânio curto e largo), tanto que tem um nome só deles:...

Costelinha no pneumologista

Costelinha no pneumologista

Nosso paciente Costelinha veio para uma consulta com a Dra. Cínthia, uma de nossas pneumologistas. Ele adorou a consulta, mas amou mesmo foi o mascote da @zoetisbr. 💙 ⠀...

Mais Categorias