Nos últimos 6 meses atendemos no Hospital Veterinário Pet Care cães da raça Bulldog Inglês, machos, não castrados, com idades entre 9 meses e 3 e 1/2 anos, todos apresentando sinais de hemorragia no pênis, sem sinais de dificuldade de urinar ou apresentando sangue na urina. Segundo todos os proprietários, o sangramento era observado durante os períodos de excitação.
Nos 3 casos os animais estavam bem e sem outras alterações a não ser o sangramento nos períodos de excitação (quando ficavam muito felizes ou quando viam um outro cão). Quando avaliamos os animais, podia-se observar a presença de uma massa avermelhada na extremidade do pênis, que na verdade era a uretra prolapada (saindo para fora dela mesma)
A redução do prolapso não foi passível de ser realizada em nenhum dos cães, sendo todos submetidos à ressecção cirúrgica. Em apenas um dos cães não foi realizada a castração (orquiectomia) por decisão do proprietário, visto que a excitação e atividade reprodutiva pode fazer com que haja recidiva dos sinais clinicos (que os sintomas voltem) .
Os animais foram medicados com antibiótico e analgésicos além do uso obrigatório do colar elizabetano (colar protetor) para não lamber a sutura e eventualmente arrancar os pontos. Dez dias após da cirurgia os pontos foram retirados e os animais receberão alta médica.
O que é Prolapso de uretra?
O prolapso de uretra não é comum em cães mas é mais observado em animais machos jovens de focinho curto (braquicefálicos) como Bulldog Inglês, Boston Terrier, Pugs e Buldog Frances. Normalmente o prolapso acontece durante um período de excitação prolongada, em que o animal promovem o auto-traumatismo da extremidade do pênis em objetos como almofadas e travesseiros. Em outros cães o prolapso pode ocorrer após atividade sexual.
Sangramento pelo pênis de forma intermitente (vai e volta) e não associada ao ato de urinar é o sintoma mais comum observado pelo proprietário. Nessa ocasião o animal pode lamber excessivamente o pênis.
Para o tratamento precoce do prolapso, pode ser realizada a sua redução e realização de uma sutura para reduzir o diametro da uretra, de forma que impeça a recidiva do prolapso, mas não obstrua a saída de urina. Esta sutura deve ser mantida por 5 a 7 dias.
Na maioria dos casos, porém esse procedimento não resolve sendo necessário a correção cirúrgica com a retirada pda porção prolapsada. A castração deve ser realizada no intuito de prevenir quadros de recidiva, principalmente nos casos associados com ereção ou excitação sexual.