Seu gato está indo com uma frequência maior à caixa de areia? Está urinando em locais diferentes? Fica na posição de urinar e só sai algumas gotas? Ele mia quando tenta urinar? A urina está avermelhada? Todos esses sintomas são de cistite, uma inflamação da bexiga.
As causas de cistite são variadas, a mais comum é a cistite intersticial, além dos urólitos vesicais (pedras na bexiga) e infecções bacterianas. Com a inflamação podemos encontrar o que chamamos de “plugs”, um material proteico que pode obstruir a uretra do gato macho. É muito raro a fêmea obstruir porque a sua uretra é mais larga e curta.
Quando o gato está obstruído, ele não consegue urinar, fica prostrado, tem dor, perda de apetite, pode vomitar e é um quadro que deve ser revertido rapidamente. Um gato obstruído pode morrer em questão de 48 horas.
O animal deve ser avaliado por um Médico Veterinário o mais rápido possível para desobstrução uretral. Este procedimento é feito com o animal anestesiado. Em casos recorrentes de obstrução ou da impossibilidade de desobstrução, a cirurgia de amputação do pênis pode ser indicada.
Após a cirurgia o animal fica com uma abertura, como se fosse uma fêmea, ajudando na eliminação de plugs e urólitos.
Para tentar evitar problemas urinários, o animal deve ter disponível água fresca em vários pontos da casa, caixas de areia sempre limpas, o gato não deve ser obeso e comer ração úmida.
Qualquer dúvida, leve o seu animal ao Médico Veterinário.