Home / GATOS / Cuidados com seu filhote / Primeiros cuidados com filhotes de gato

Preparamos uma lista com 10 cuidados que você precisa ter com seus gatinhos. Acompanhe:

1 – Exame de fezes: Deve ser feita a partir dos 25 a 30 dias de idade, ou no momento da primeira consulta, mas sempre antes do início do esquema de vacinação para proceder os cuidados necessários de vermifugação, preparando o seu filhote para a vacinação.

2 – Vermifugação: Após resultado do exame de fezes – ou antes caso necessário – pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final do esquema de vacinação. Lembrar-se de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal.

3 – Vacinação: Feita em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração.

Primeira dose: Em torno de 45 a 60 dias de idade – Vacina Quádrupla

Primeira dose: Após 30 dias – Reforço da Vacina Quádrupla

Terceira dose: Após 30  dias – Última dose da Vacina Quádrupla e Vacina Antirrábica. Normalmente o esquema de vacina termina em torno do quarto/quinto mês de vida. Lembre-se sempre que se deve fazer o reforço anual em dose única.

4 – Exame de Faids/Leucemia Felina: Indica-se o exame para gatos de origem desconhecida ou cujos pais tiveram acesso a rua. Pode ser feito a partir dos dois meses de idade.

5 – Prevenção de ectoparasitas (Pulgas e carrapatos): Pode-se iniciar a partir dos 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido. A frequência dependerá da exposição e do produto.

6 – Castração precoce: Quando a opção é pela não reprodução, deve-se instituir a castração precoce das fêmeas a partir do quinto mês de vida, principalmente para  prevenir o tumor de mama e os transtornos do cio. Nos machos tem indicação para prevenir marcação de território com a urina e saídas a rua.

7 – Alimentação: Ração de filhotes até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), depois ração de adulto e, se for o caso, ração light (para gatos obesos) e ração sênior (animais senis).

8 – Banhos e escovação de pelos: Feitos de acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo, no caso de filhotes sadios, iniciar a partir dos 45 dias de vida. A frequência dependerá da necessidade.

9 – Cuidados com os dentes: Deve-se condicionar o seu animal a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida.

10 – Sorologia para toxoplasmose: Indica-se para gatos de origem desconhecida, com acesso a rua ou que se alimentam de caça e/ou carne crua, principalmente quando há contato com mulheres em idade fértil.

Artigos Relacionados
Meu gato está vomitando, e agora?

Meu gato está vomitando, e agora?

O vômito em felinos é uma das queixas mais comuns entre seus tutores, podendo se apresentar agudamente ou crônica. Comparados com outras espécies, os felinos frequentemente vomitam bolas de pelos (tricobezoares), devido ao hábito de se limparem lambendo toda a...

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

MV Vanice Dutra - especializada em medicina felina A hipertensão sistêmica é uma condição comum em gatos mais velhos e geralmente é secundária a outras doenças, como o hipertireoidismo ou doença renal crônica. Ela é verificada através da mensuração da pressão arterial...

Mais Categorias