Nos primeiros dias pós-parto a fêmea demonstra uma dedicação quase exclusiva no cuidado dos seus filhotes. Dizemos que a nós cabe somente observar, oferecer água e comida e aprendermos com ela o exemplo de amor, cuidados e dedicação com a prole.
Entretanto aconselhamos alguns cuidados e observações com a mãe e prole:
Cuidados com a mãe no pós parto
Nos primeiros dois dias após o parto a mãe e filhotes devem ser avaliados por um Médico Veterinário, observando aspecto das mamas, produção de leite, aspecto da secreção vaginal e exame clinico por um médico veterinário. Em alguns casos recomenda-se o exame de RX ou Ultrassom, principalmente nos partos mais demorados e difíceis ou naquelas raças de grandes ninhadas para averiguar se não sobrou nenhum filhote sem parir.
A dieta na mãe nessa fase deve ser a ração de filhote, introduzida ainda no final da gestação e respeitando o aumento do volume necessário. Água deve ser oferecida em grande volume e a vontade.
Nos primeiros dias é muito comum que a mãe não se afaste do ninho por mais que alguns segundos somente para fazer suas necessidades. É muito comum que coma e beba água enquanto está deitada no ninho. Normalmente a mãe irá passar a maior parte das 3 primeiras semanas com seus filhotes. Ela os lamberá varias fezes ao dia para estimular que façam xixi e cocô onde irá ingerir estes excrementos também.
Pelo fato de invariavelmente a fêmea comer a placenta e restos fetais é comum que nos primeiros dias ela apresente fezes de aspecto diferente, mais pastosas e escuras. Caso ocorra diarreia ou dificuldade de defecar o veterinário deve ser acionado.
As mamas devem estar aumentadas, mas macias sem dor ou coloração escura. Mamas mais duras e avermelhadas podem ser problema.
Secreção vaginal avermelhada ou esverdeada é esperada nos primeiros dias. Com o passar dos dias o volume da secreção diminui e fica cada vez mais transparente. Caso a secreção seja intensa e ela não esteja se alimentando adequadamente procure imediatamente o médico veterinário.
Se a mãe durante a fase de amamentação ficar nervosa, inquieta, desconfortável ou se afastar dos filhotes ou do ninho, recusando-se a amamentar os bebes ou parar de comer um Médico Veterinário deve ser procurado imediatamente.
Nesse período de lactação a demanda de nutrientes da mãe é muito grande, pois todo ganho energético é destinado produção de leite e crescimento dos filhotes. Assim, a perda de peso e perda de pelos da mãe é evidente, principalmente nas grandes ninhadas.
A gestação não deve interferir no próximo cio que deve ocorrer em torno de 4 meses após o parto.
Logo após o nascimento dos filhotes é preciso levar a mamãe e a prole para uma visita ao médico veterinário para verificar as condições de saúde de toda a família.
O Pet Care é um hospital veterinário 24h que atende desde consultas de rotina até emergência.