Quem tem um gato tem que prestar atenção que ele faça cocô a cada 24 ou 36 horas. Isto quer dizer: 1 vez ao dia ou pelo menos uma vez a cada dia e meio.
Na caixinha sanitária as fezes de bom aspecto tem formato e são úmidas, assim um pouco da areia vai ficar grudada no cocô.
Se elas estiverem muito ressecadas isto indica que estamos com um problema, pois podem causar constipação.
Pode ser por que o gato esta evitando ir na caixa de areia (troque por outra, troque a areia, procure uma maior).
Pode ser que ele esta com alguma dor ou alguma lesão na coluna e somente o veterinário poderá diagnosticar.
Pode ser que ele esteja ingerindo muito pelo e estes dificultam a passagem das fezes (examine se tem bolas de pelo nas fezes) e então precisara de mudar a dieta, tomar algum medicamento para humectar as fezes e escovação diária.
Pode estar com um problema de motilidade intestinal causando megacólon e somente o veterinário poderá diagnosticar.
Quando as fezes aparecem diarreicas, ou seja sem formato, podem ser muitas doenças desde verminose, giardia, toxoplasmose, virose, alergia alimentar, câncer de intestino, intoxicação, distúrbio de flora bacteriana intestinal, etc…
Quando um gato tiver diarreia sempre leve ao veterinário e traga junto uma amostra das fezes. (colete com uma saco plástico, pode ir areia sanitária junto sem problemas).
O Pet Care tem certificado de Hospital Cat Friendly Internacional desde 2013 e temos toda a estrutura e profissionais para atendimento especial aos gatos. Desde a nossa sala de espera, sala de consulta, internação. Tudo para o gato se sentir tranquilo e em casa.