Cães com problemas ortopédicos não devem ficar em chão liso, isto porque precisam de firmeza para se levantarem, caminharem e no chão liso podem escorregar e machucar as articulações.
Cães com displasia coxo-femural (problema no encaixe das pernas no quadril) tem muita dor e geralmente são animais pesados, e ao se levantarem podem dar pequenas escorregadas e podem deixar o animal totalmente manco.
Cães menores ou cães obesos que tem problemas de joelho podem também escorregar em chão liso ao pularem ou correrem de um lugar para outro e romper ligamentos precisando de cirurgia ortopédica.
Muitas vezes os animais com problemas nos ossos, articulações e problemas de coluna, começam a caminhar menos e as unhas acabam não gastando e ficam muito longas; no chão liso elas gastam menos e por consequência escorregam mais.
Algumas dicas são: procure colocar sempre um piso anti derrapante no local onde o animal costuma se deitar. Exercite sempre o seu animal para mantê-lo com uma boa musculatura, pois os músculos ajudam a manter as articulações no lugar. Não deixe seu animal engordar muito pois terá menos agilidade e começará, por consequência, a ganhar mais peso. Procure sempre a orientação veterinária caso seu animal esteja mancando, ganhando muito peso e se as unhas estiverem muito longas. Se o seu cão for de porte médio ou grande faça uma radiografia para avaliar a possibilidade de displasia coxo-femoral. Cães que estão com problemas de dor articular devem fazer fisioterapia de preferência em esteira úmida e deixá-los fora dos pisos lisos.
O Pet Care Hospital Veterinário 24 horas tem todos os serviços acima mencionados.