Home / GATOS / Comportamento / Penectomia em Gatos

Penectomia em Gatos

16 / jan / 2014

Gatos sofrem muitas vezes de obstrução uretral e ficam com muita dificuldade de urinar devido a cálculos (pedrinhas) na bexiga.

O gato obstruído  vai toda hora na caixa sanitária e parece que quer defecar e não consegue, mas na verdade não consegue urinar. Algumas vezes chega a sair até algumas gotas de urina, e esta pode estar escura e com sangue. O gato começa a miar sem parar, para de comer, pode começar a vomitar e  se não for levado rapidamente ao veterinário poderá ter uma lesão seria renal.

O veterinários terá que desobstruir o canal uretral, passando uma sonda, comprimindo gentilmente a bexiga, terá que hidrata-lo, dar medicamento para dor, etc.  Para se fazer este procedimento o melhor seria anestesiar o gato.

Geralmente deixamos o gato sondado por mais de 24 horas e quando voltar a urinar sozinho, poderá voltar para casa.

Muitas vezes não conseguimos desobstruir o canal uretral, outras vezes o animal já teve varias obstruções anteriores e decidimos  fazer a amputação do pênis.

Este procedimento  é uma decisão mais radical, mas muitas vezes necessária para aqueles animais que tem obstruções severas ou recorrentes e podem ficar com sequelas, por exemplo: insuficiência renal.

A cirurgia tem um pós operatório sem muitas complicações e o gatinho volta rapidamente a vida normal. Posteriormente algumas correções na dieta, terão que ser feitas, além de exame de urina e ultrassonografia a cada 6 meses.

O Pet Care possui toda a infra estrutura para bom atendimento a felinos.

Pin It on Pinterest