Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Para Que Servem os Bigodes dos Gatos?

Muitas vezes somos obrigados a tosar os pelos dos gatos, principalmente dos gatos de pelos longos como Persa, Himalaio, Ragdoll entre outros.

As indicações de tosa incluem Dermatofitose (Fungos) ou outra dermatopatia que requer banhos e tratamento tópicos ou para controle de dermatopatia infecciosa (sarna e fungos).

Outras indicações de tosa é para aqueles animais que formam bolas de pelo por lambedura, e tosando o pelo diminuimos a incidência de sua formação ou para aqueles gatos com os pelos cheios de nós. De qualquer foram independente do motivo quando formos tosar um gato, NUNCA podemos tosar/cortar seus bigodes e ponta da cauda. Enquanto a tosa da cauda pode levar a automutilação os bigodes do gato são essenciais para o seu bem estar, equilibrio, movimentação e orientação e nunca devem ser cortados ou tosados.

Os gatos podem ficar angustiados quando os seus bigodes são danificados, uma vez que eles são importantes para o seu equilíbrio e movimentação eles podem ter dificuldade para andar ou correr em linha reta, para andar no escuro ou penumbra e pode tornar-se desorientado e até mesmo cair.

Saltar e subir em móveis que são movimentos corriqueiros para os gatos, quando sem bigodes podem se tornar um grande desafio ou até impossibilitado de isso fazer. Até vômitos são relatados em gatos que tem os seus bigodes cortados, talvez por desequilibrio e ansiedade.

Uma vez cortados, os bigodes do gato geralmente voltam a crescer dentro de algumas semanas. Os bigodes do gato são feitos de queratina, o principal componente estrutural que compõe o nosso cabelo e unhas. Em todos os animais que crescem bigodes, os folículos e nervos a que o bigode é ligado são muito maiores e muito mais sensíveis do que folículos normais, assim, eles crescem bem mais depressa que o pelo normal. Como outros pelos do corpo os gatos também trocam de bigoses e assim não é raro encontrarmos alguns bigodes perdidos pela casa. No entanto se muitos bigodes são encontrados pela casa ou se não voltam a crescer o Veterinário deve ser consultado, pois pode indicar uma deficiência de vitaminas ou dermatopatias, mesmo para aqueles gatos que tem os bigodes quebrados ou mais curtos.

As terminações nervosas dos bigodes dos gatos são muito sensíveis ao toque e essa sensibilidade é muito importante para o gato se guiar no escuro. Quando da ausência dos bigodes não é raro observarmos os gatos com a face toda machucada devido as “trombadas” nos móveis e portas.

Além dos bigodes as pontas das caudas dos gatos não devem ser tosadas, pois a maioria dos gatos após a tosa da cauda desenvolvem automutilação (mordem a ponta do rabo).


 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quem não acha um cão ou gato gordinho a coisa mais linda do mundo? O sobrepeso e a obesidade, entretanto, não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde que pode trazer diversas complicações aos pets. Segundo a nutricionista veterinária Dra. Monique...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?