Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / O Seu Cão ou Gato Já Não é Mais o Mesmo?

Se você já percebeu algumas alterações de comportamento no seu animal como ficar mais cansado, ganhar peso facilmente, ficar menos tolerante á atividades físicas ou mesmo desinteressado de brincadeiras e passeios ou simplesmente dormir mais que o habitual, ele já pode estar ficando velhinho….

Tudo isso pode ser sinal de envelhecimento e em alguns casos sinais de dor ou de outras doenças degenerativas comuns em pessoas e animais idosos.

Além da idade, algumas doenças podem levar a perda de peso, beber mais água, alteração de pelagem, alterações na urina, tosse persistente, etc. Todas essas alterações podem ser sinais de doenças as quais os animais também estão sujeitos, assim como as pessoas idosas:

Diabetes, Insuficiência Renal, Cardiopatias, Câncer, Hipotiroidismo, Hérnias de Disco, Artrose, problemas dentários (periodontites, problemas de cálculo dentário, queda precoce de dentes, mal-hálito etc) entre outras, também afetam cães e gatos.

A prevenção e o controle da evolução de doenças crônicas só tende a melhorar a qualidade de vida do seu animal.

Quando o seu animal de estimação é considerado idoso?

Raças pequenas (menos de 10 kg) – a partir de 10 anos

– Raças médias (10 a 25 kg) – a partir de 9 anos

Raças grandes (25 a 45 kg) – a partir de 8 anos

– Raças gigantes (acima de 45 kg) – a partir de 7 anos

– Gato – a partir de 8,5 anos

Avaliação do animal geriátrico:

Os procedimentos que devem ser feitos anualmente no animal idoso ou antes, caso necessário, incluem: exame físico (consulta), controle de peso, exame de fezes, hemograma, exame de urina, análise bioquímica do sangue, sorologia para doenças específicas como Doença do carrapato e Doença do Verme do Coração, Ultra Som de abdome, eletrocardiograma e Rx de tórax. Dependendo da avaliação clínica, outros exames poderão ser indicados.

A alimentação correta é também muito importante para a saúde do seu animal senil. Procure orientar-se a respeito da dieta mais indicada para a idade e/ou problemas de saúde de seu animal.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?