Home / CÃES / Casos Clínicos / MEDICAMENTOS MANIPULADOS PARA CÃES E GATOS

MEDICAMENTOS MANIPULADOS PARA CÃES E GATOS

01 / mar / 2013

Quase sempre, depois de uma consulta, saímos do consultório veterinário com uma receita nas mãos e uma lista de medicamentos para serem ministrados ao nosso cão ou gato.

Nem sempre essa tarefa é fácil e muitas vezes sofremos na tentativa de oferecer um medicamento na boca de um animal que já não está bem de saúde.

Há alguns anos a oferta de medicamentos veterinários era reduzida, mas hoje já contamos com medicamentos feitos especialmente para cães e gatos e que são vendidos nas clínicas, hospitais ou Pet Shops.

Medicamentos veterinários são formulados de acordo com a dosagem indicada para essas espécies respeitando características de digestão e metabolização, além, é claro, de ser mais palatável e com gostos que eles toleram mais do que de alguns medicamentos da linha humana (vendidos em farmácias).

Mesmo assim, muitas vezes temos que prescrever medicamentos de linha humana por não existirem medicamentos similares na linha veterinária ou por uma questão de custos.

Muitas vezes temos a opção de mandar manipular esses medicamentos nas dosagens desejadas, quando não encontramos dosagens de acordo com o peso do paciente. Nesse caso, devemos ter muito cuidado na escolha da farmácia de manipulação, dando preferência à farmácias veterinárias onde os medicamentos podem vir em apresentações palatáveis aos cães e gatos sendo mais fácil de administrar.

Hoje temos várias farmácias veterinárias que manipulam esses medicamentos na forma de biscoitos, pastas com sabores de bacon ou carne, em xaropes com sabores de peixe ou outras apresentações atraentes aos cães e gatos.

Nesse caso, temos que tomar muito cuidado ao guardar esses medicamentos, pois já atendemos muitos casos de animais que “roubam” esses comprimidos ou biscoitos medicinais, levando a quadros graves de intoxicação.

Pin It on Pinterest