Home / CÃES / Casos Clínicos / Medicamentos a base de ivermectina: CUIDADO!!!

Medicamentos a base de ivermectina: CUIDADO!!!

03 / out / 2012

O uso de vermífugo e medicamentos para o controle de pulgas, carrapatos, sarnas e piolhos normalmente acontece longe do consultório médico. Ou seja, muitas vezes o proprietário compra direto no balcão do Pet Shop ou do Banho e Tosa sem se preocupar com possíveis efeitos colaterais e mesmo proibições para algumas raças. A Ivermectina é um medicamento há muito tempo usado em medicina veterinária e muito eficiente, mas infelizmente algumas raças não podem recebê-lo.

CARACTERÍSTICAS: A ivermectina é um antiparasitários indicado para o tratamento das sarnas (sarcóptica, demodécica e otodécica), verminoses (Ancylostoma, Uncinária, Toxocara canis, Toxascaris leonina, Trichuris, Strongyloides e Capillaria.) e infestações por Cheyletiella em cães. Também é indicada como preventivo para a Doença do verme do Coração (dirofilária).

REAÇÕES ADVERSAS: Ataxia (não conseguir andar), incoordenação, tremores, convulsões, hipersalivação, sonolência, alteração comportamental, midríase (pupila dilatada), vômitos, diarreia e perda de apetite são os mais comuns. Alguns animais podem vir a óbito ou mesmo necessitar de internação e cuidados por vários dias, devido a paralisia generalizada.

CONTRA-INDICAÇÃO: A Ivermectina isolada ou medicamentos que apresentam na sua composição a Ivermectina não devem ser utilizados em cães das raças Collie, Old English Sheepdog, Australian Sheepherd, Pastor de Shetland e nos cruzamentos destas raças. Recomenda-se o acompanhamento mais rigoroso dos cães das raças Afegan, Saluki, Whippet, Greyhound e Samoyeda. Há evidências que estes animais apresentam maior sensibilidade à ivermectina. Também é contraindicado para filhotes de qualquer raça com menos de 6 semanas de vida.

Lembre-se: Todo medicamento somente deve ser usado mediante prescrição e orientação Médica. Solicite ao seu Médico Veterinário a melhor opção para controle desses parasitas, lembrando-se de que o manejo e cuidados ambientais são muito importantes no controle das principais verminoses.

Hoje no mercado para Pets encontramos os seguintes produtos com Ivermectina na sua composição:

– Ivomec®

– Mectimax®

Cardomec®

– Endogard®

Pin It on Pinterest