Home / CÃES E GATOS / Doença periodontal: a importância de cuidados com a saúde oral nos pets

Doença periodontal: a importância de cuidados com a saúde oral nos pets

21 / mar / 2022

Você sabia que os cães e gatos devem ter os dentes escovados diariamente? A boa dentição está ligada diretamente ao bem-estar animal. Quando feita de forma correta, a escovação ajuda a prevenir doenças como, por exemplo, a doença periodontal que acomete aproximadamente 80% dos pets.

Como identificar a doença periodontal?

Uma boca considerada saudável é caracterizada por dentes brancos e ausência de inflamação na gengiva e de outros tecidos de suporte dos dentes, como o osso.

Quando a placa bacteriana não é removida e se acumula, ela mineraliza-se formando o tártaro (placa amarronzada e dura sobre os dentes). Isso permite que as bactérias invadam o ligamento periodontal e o osso causando destruição gradativa das estruturas que sustentam o dente que, em quadros mais graves, resulta na queda do dente.

Sintomas de doença periodontal

Além das manchas amarronzadas sobre os dentes, alguns sintomas podem aparecer, por exemplo:

  • Mau hálito
  • Dor
  • Migração de bactérias para outros órgãos
  • Perda dos dentes
  • Perda de apetite

Tratamento periodontal

O tratamento depende do estágio da doença. A doença periodontal é dividida em quatro estágios, estágios mais avançados levam a perda de mais de 50% do suporte ósseo, resultando na queda dos dentes. São eles:

Gengivite

O primeiro estágio da doença apresenta a margem da gengiva do pet inchada e avermelhada, com acúmulo de placa bacteriana, podendo haver tártaro ou não.

Periodontite inicial

No segundo estágio, a gengiva está toda inflamada e sensível. O mau hálito começa a aparecer e pode haver perda de até 25% do osso alveolar.

Periodontite moderada

O terceiro estágio é caracterizado por uma gengiva vermelha, inchada e com sangramento. Além disso, o pet pode apresentar mau hálito, perda de apetite e alteração comportamental devido ao desconforto. Pode haver de 25% a 50% de perda do suporte alveolar. Nesta fase podem já ser necessárias extrações.

Periodontite avançada

No estágio mais avançado, a inflamação e infecção já estão destruindo a gengiva, os dentes e o osso. Além do mau hálito e desconforto, as bactérias podem afetar outros órgãos, via corrente sanguínea, como rins, fígado e coração. Pode haver a perda de mais de 50% do suporte ósseo levando a queda dos dentes.

O seu melhor amigo merece um cuidado especial com a saúde oral. Aqui no Pet Care, oferecemos atendimento com profissionais qualificados, agende agora mesmo uma avaliação oral do seu pet com um dos nossos clínicos.

Pin It on Pinterest