A Vida é uma gatinha de apenas 50 dias de idade, que enquanto brincava em casa acabou ingerindo um pedaço de folha de Lírio.
O seu dono, muito zeloso, resolveu pesquisar e descobriu que trata-se de uma planta tóxica para cães e gatos. Imediatamente trouxe a gata ao Pet Care para ser examinada.
Aqui a Vida foi examinada e vimos que estava tudo bem com ela. No entanto, explicamos a ele que o Lírio realmente é uma planta tóxica que em cães e gatos pode gerar sintomas gastrointestinais (vômito, diarréia, cólica), neurológicos (tremores, incoordenação, convulsões) e, o que mais preocupa, é que pode causar insuficiência dos rins!
Quando ocorre esse estágio o animal pode piorar bastante seu estado geral e pode parar de urinar.
Qualquer parte da planta pode provocar a intoxicação: folha, flor, caule e pólen. A água com pólen da flor também pode intoxicar. Vários tipos de lírios são tóxicos (“da Paz”, “da Páscoa”, “Japonês”, etc).
Os gatos são mais sensíveis à planta. Já em cães a intoxicação é rara.
O animal que ingere Lírio deve ser levado rapidamente ao veterinário. Em até 2 horas após ingestão podemos tentar provocar o vômito para “expulsar” a planta do estômago.
No caso da Vida essa manobra deu certo e ela rapidamente vomitou a folhinha que havia engolido.Mesmo vomitando a planta, as toxinas podem ter sido absorvidas e o animal necessita de tratamento para impedir os sintomas.
Não existem antídotos para a toxina do Lírio. Nestes casos é necessário que o animal seja tratado com fluidoterapia (soro) intravenosa para estimular a filtração dos rins, impedindo a insuficiência renal.
Também são aplicados protetores de mucosa gastrointestinal para impedir a absorção das toxinas e medicamentos para controlar a náusea, a diarréia e a cólica.
É importante realizar exame de sangue para avaliar a função dos rins. Mesmo que o exame esteja normal, devemos repetí-lo algum tempo depois (1 ou 2 dias) para verificar se não houve evolução da intoxicação.
A Vida jé está em fluidoterapia e recebendo todo este tratamento. Também já fez o exame de sangue. Por enquanto ela está bem!
Quando os animais são tratados a tempo, a chance de recuperação é grande. Mas se for não tratada, a intoxicação pode levar à morte!
É sempre bom manter qualquer tipo de planta potencialmente tóxica longe dos nossos animais.
Mas quando ocorrer ingestão acidental de qualquer tipo de planta, o pets devem ser levados ao veterinário para verificar se a planta é tóxica e iniciar o tramento mais rápido possível! Assim aumentamos a chance de prevenir os efeitos graves da intoxicação!
Vale lembrar que cada planta tóxica pode gerar sintomas diferentes que necessitam de tratamentos específicos.
Algumas outras plantas e legumes que são potencialmente tóxicos para cães e gatos são:
Comigo-ninguém-pode; Azaléa; Trombeteira; Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo; Mamona; Espirradeira; Espada-de-São-Jorge; Ruibarbo; Hortênsia; Mandioca Brava, Orelha-de-elefante, Copo-de-leite, Antúrio, Cogumelos (vários tipos), Dama-da-noite, Dedaleira, Cebola, Jasmim-amarelo, Saia-Branca, Cambará, Cavalinha, Eucalipto, Flor de Narciso, Tabaco (“Fumo”), Cannabis sativa (“maconha”), Hera, Tremoço, Urtiga, entre outras.
Olá, minha cadela as vezes tenta pegar folhas de erva-cidreira que tem no quintal, mas por precaução não, é tóxico??
Erva-cidreira não é tóxica, porém a folha, as vezes, pode machucar, por ser cortante…
comprei no pet shop uma planta que vem ainda em sementes, numa vasilha transparente, chamada “graminha de gato”, após 6 ou 8 dias ela já está germinando e na embalagem estava escrito que ela é própria para gatos expelirem as bolas de pêlo, isso é verdade?
im, na verdade qualquer forma de alimentação rica em fibra, e os vegetais tem essa propriedade, vai ajudar na digestão do gato e com isso eliminar as possíveis bolas de pelo.
PetCare, adoro vocês.
Achei importantíssimo este artigo, pois sou gateira e tenho 4 adotados (chega…) 3 internos à casa, não saem, e um externo (este é mais rebelde e independente) e por isso preocupante. Muito difícil eu ter plantas em casa, além de antúrios, que parece, eles não gostam. Mas, o independente é fogo, até porque gato come folhinhas de tudo quanto é coisa não é? Talvez, uma solução seja ter folhinhas do bem em casa. Mas às vezes não é do gosto dos felinos, tipo chicória (aquelas que a gente compra de pequenininhas para plantar) alface e outras. Mas vcs pensam que eles gostam? Não gostam..Preferem os lírios…Isso que é ruim. Beijos
Olá!!
Possuo uma dúvida que não está relacionada com o tema deste artigo, mas se puderem me ajudar, ficaria grata.
Sei que não é o mais aconselhado tirar dúvidas pela internet sem haver a consulta veterinária, mas se possível gostaria de uma orientação.
Meu cachorro está comendo muito pouco já há 3 dias (come somente alguns pedacinhos de carne e logo para de se alimentar). E só hoje percebi que cresceu uma verruga(cor da pele) um pouco menor que uma bolinha de gude na parte lateral do pescoço. Além disso, outros sintomas são vontade de evacuar, entretanto, não consegue, e quando consegue sai bem pouco de fezes mole.
Com estas informações é possível dizer que estes sintomas estão interligados? Existe alguma orientação sobre a alimentação, como fazer o cachorro comer algo, ou este sintoma é grave e devo o quanto antes procurar um veterinário?
Mais informações:
-Se alimentava da ração Hills para cachorros idosos
-Um dia antes de ficar mal se comeu um sache de carne ao molho da marca Pedrigree.
-Ausência de sangue nas fezes
-Orelha está morna e temperatura normal nas pontas
-Focinho está morno
-Está dormindo mais que o normal, mas parece ativo em alguns momento do dia.
-Idade:12 anos
-Porte:Pequeno/Médio
-Vira lata
Obrigada desde já e parabéns pelo site!
Realmente pela idade dele recomendo que procure um Veterinário para examina-lo. Provavelmente a verruga não tem nada a ver com os sintomas dele. Sendo ja um cão mais velho, a dificuldade de evacuar pode ser aumento da prostata ou alguma formação abdominal e como consequencia disso, poderia ate ter uma infecção urinária. Tudo isso justificaria a apatia e perda de apetite.
Oláá Pet Care,
descobri a pouco tempo, mas gosto muito de como cuidam dos animais.
tenho 2 gatos de 4 meses, e um deles ingerui a canabis sativa, e vomitou, mas mesmo assim um deles continua meio lento, so dorme, noto uma grande fadiga.
quando posso passar em consulta com o meu gato?? tenho medo que ele esteja com dor, ou com alguma deficiencia em seu sistema gastrico. sei la..
aguardo.
Pode ser normal que ele fique sonoleno por alguns dias e outros até ficam excitados a barulho e luzes. Recomendamos realmente avaliar o seu animal. Caso tenha interesse em passar em consulta aqui, pode agendarpelo telefone 3743 2142 ou vir direto: funcionamos 24 horas por dia todos os dias.
aguardo.
Bom dia,
Tenho muitas plantas em casa e 5 gatos sendo 2 de 6 meses e esses como se sabe, são os mais arteiros.
Dentre as plantas eu tenho o lirio da paz o qual vou retirar de lá assim que chegar em casa, mas observei que eles ficam “picando” as folhas de uma planta que conheço como “Camila”, essa planta tbm é vendida como “comigo ninguém pode fêmea” apesar de não ser a mesma.
Na verdade eles fazem isso com varias outras plantas, mas essa eles fazem mais.
Pergunta.
Se voces souberem qual é a planta gostaria de saber se ela é tóxica?
Eles estão bem, não observo nada de diferente neles, mas…..
grata
Segundo literatura ambas (macho e fêmea) de “Comigo Ninguém Pode” são tóxicas (folhas, caules e raizes) e devem ser evitadas pelos animais e crianças. Muitas vezes o animal não apresenta sintoma pelo pequeno volume ingerido, mas principalmente os filhotes pela curiosidade podem ingerir quantidade suficiente para causar intoxicação.