Home / CÃES / Casos Clínicos / Intoxicação por Plantas em Cães e Gatos

A Vida é uma gatinha de apenas 50 dias de idade, que enquanto brincava em casa acabou ingerindo um pedaço de folha de Lírio.

O seu dono, muito zeloso, resolveu pesquisar e descobriu que trata-se de uma planta tóxica para cães e gatos. Imediatamente trouxe a gata ao Pet Care para ser examinada.

Aqui a Vida foi examinada e vimos que estava tudo bem com ela. No entanto, explicamos a ele que o Lírio realmente é uma planta tóxica que em cães e gatos pode gerar sintomas gastrointestinais (vômito, diarréia, cólica), neurológicos (tremores, incoordenação, convulsões) e, o que mais preocupa, é que pode causar insuficiência dos rins!

Quando ocorre esse estágio o animal pode piorar bastante seu estado geral e pode parar de urinar.

Qualquer parte da planta pode provocar a intoxicação: folha, flor, caule e pólen. A água com pólen da flor também pode intoxicar. Vários tipos de lírios são tóxicos (“da Paz”, “da Páscoa”, “Japonês”, etc).

Os gatos são mais sensíveis à planta. Já em cães a intoxicação é rara.

O animal que ingere Lírio deve ser levado rapidamente ao veterinário. Em até 2 horas após ingestão podemos tentar provocar o vômito para “expulsar” a planta do estômago.

No caso da Vida essa manobra deu certo e ela rapidamente vomitou a folhinha que havia engolido.Mesmo vomitando a planta, as toxinas podem ter sido absorvidas e o animal necessita de tratamento para impedir os sintomas.

Não existem antídotos para a toxina do Lírio. Nestes casos é necessário que o animal seja tratado com fluidoterapia (soro) intravenosa para estimular a filtração dos rins, impedindo a insuficiência renal.

Também são aplicados protetores de mucosa gastrointestinal para impedir a absorção das toxinas e medicamentos para controlar a náusea, a diarréia e a cólica.

É importante realizar exame de sangue para avaliar a função dos rins. Mesmo que o exame esteja normal, devemos repetí-lo algum tempo depois (1 ou 2 dias) para verificar se não houve evolução da intoxicação.

A Vida jé está em fluidoterapia e recebendo todo este tratamento. Também já fez o exame de sangue. Por enquanto ela está bem!

Quando os animais são tratados a tempo, a chance de recuperação é grande. Mas se for não tratada, a intoxicação pode levar à morte!

É sempre bom manter qualquer tipo de planta potencialmente tóxica longe dos nossos animais.

Mas quando ocorrer ingestão acidental de qualquer tipo de planta, o pets devem ser levados ao veterinário para verificar se a planta é tóxica e iniciar o tramento mais rápido possível! Assim aumentamos a chance de prevenir os efeitos graves da intoxicação!

Vale lembrar que cada planta tóxica pode gerar sintomas diferentes que necessitam de tratamentos específicos.

Algumas outras plantas e legumes que são potencialmente tóxicos para cães e gatos são:

Comigo-ninguém-pode; Azaléa; Trombeteira; Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo; Mamona; Espirradeira; Espada-de-São-Jorge; Ruibarbo; Hortênsia; Mandioca Brava, Orelha-de-elefante, Copo-de-leite, Antúrio, Cogumelos (vários tipos), Dama-da-noite, Dedaleira, Cebola, Jasmim-amarelo, Saia-Branca, Cambará, Cavalinha, Eucalipto, Flor de Narciso, Tabaco (“Fumo”), Cannabis sativa (“maconha”), Hera, Tremoço, Urtiga, entre outras.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias