Home / CÃES / Casos Clínicos / Intoxicação por Maconha (Cannabis sativa)

Todo ano atendemos pelo menos  5 animais intoxicados pela ingestão de maconha. Os cães  tem  atração pela erva em natura e rapidamente ingerem o que acham dela pela frente. Todo cuidado é pouco pois pode ser mortal se a dose ingerida for alta.

Abaixo um descritivo sobre a  ingestão ou inalação desta em cães:

Intoxicação por Maconha em Cães

O intoxicação pode ocorrer por inalação ou ingestão. O mais comum em cães é a ingestão da planta.

O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida e os sinais clínicos mais comuns incluem sintomas neurológicos e gastrointestinais. O principio ativo tóxico na maconha é o Tetrahydrocannabinol (THC). O contato das toxinas com a mucosa gastrointestinal vai causar irritação que invariavelmente resultará em vômitos. Após a ingestão a absorção das toxinas pelo trato gastointestinal acontece rapidamente e  estas serão eliminadas gradativamente pelas fezes (45%), urina (16,5%) e bile (55%), sendo que a eliminação completa pode demorar em torno de 5 dias.

Quando o contato for por inalação a absorção se dá pelo sistema respiratório não ocorrendo os sinais gastrointestinais.

É muito difícil precisar o grau de intoxicação que ocorrerá pois depende da quantidade ingerida e/ou inalada e do grau de pureza da droga.

Os sinais clínicos, incluem depressão, desorientação, ataxia e ou coma. Podemos observar vômitos, diarréia assim como bradicardia (coração bate devagar) e/ou taquicardia (coração bate muito rápido) . Pode ocorrer aumento ou diminuição da temperatura corporea. Devido a ocorrência de midríase (dilatação da pupila) apresenta então fotofobia e o olhar fica vidrado.

Os primeiros sinais ocorrem de 5 minutos a 12 horas pós exposição, sendo que a maioria deles ocorre entre 1 e 3 horas. A duração dos sinais clínicos variam de 30 minutos a 3 dias, sendo o mais comum de 18 a 24 horas, dependendo sempre da quantidade ingerida e grau de pureza da droga.

O objetivo do tratamento é a terapia de suporte de acordo com os sinais clínicos apresentados.

Deve-se induzir o vômito quando a ingestão ocorrer em 1 a 2 horas, assim como lavagem gástrica.Quando ocorrer intensa excitação o animal deve ser sedado. A toxidade quase nunca é fatal e se recupera em 3 dias.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quem não acha um cão ou gato gordinho a coisa mais linda do mundo? O sobrepeso e a obesidade, entretanto, não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde que pode trazer diversas complicações aos pets. Segundo a nutricionista veterinária Dra. Monique...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?