Não é raro atendermos em nosso serviço de emergência animais intoxicados, um dos casos mais frequentes é a intoxicação por chumbinho.
A organização Mundial de Saúde estima que ocorram cerca de três milhões de envenenamentos humanos por pesticidas por ano, em todo o mundo, e cerca de mais de 220.000 mortes. Estes envenenamentos têm se tornado um dos maiores problemas de saúde pública nos países em desenvolvimento. Este número não é conhecido em medicina veterinária.
O Chumbinho é um agrotóxico muitas vezes vendido ilegalmente para controle de infestações por ratos (ele não foi desenvolvido para este propósito). Geralmente é proveniente de lotes desviados de lavouras ou de cargas roubadas.
É vendido de forma ilegal em algumas casas agropecuárias em frascos que nem mesmo têm rótulos.
Embora a intoxicação criminosa seja de grande incidência, a intoxicação acidental, em casa, quando utilizado de forma incorreta é bastante comum. Desta forma, grande parte dos acidentes e mortes poderiam ser evitadas.
Esse é o Robinho, que foi intoxicado quando fugiu de casa e encontrou na casa do vizinho uma porção deste veneno.
O “chumbinho” tem este nome devido sua aparência, é um granulado cinza.
Ele age em sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando a dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, broncoespasmo (fechamento de vias aéreas), convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte.
Não se deve tentar forçar a ingestão de leite, água, sabão, ou induzir o vômito, como o tempo entre a ingestão e inicio dos sintomas de intoxicação é curto, deve-se procurar por atendimento veterinário o mais rápido possível.
O tratamento deve ser rápido e pode incluir lavagem gástrica, medicamentos que impeçam a ação da toxina, soro, medicações aumentem a excreção da toxina além de tratamento de sintomas específicos como convulsões. Muitas vezes a internação pode ser necessária para tratamento intensivo.
O Robinho recebeu alta após 24 horas de internação e hoje veio para um retorno, ele ainda está se recuperando.
Meu gato morreu esses dias…encontrado morto no quintal de um vizinho…por causa desse maldito veneno e por pessoas que não merecem o ar que respiram
Obrigada pelas informações! É difícil acreditar que algumas ‘pessoas’ usam isso para matar os animais! Aliás, qualquer violência contra um animal já acho uma total falta de humanidade! Tenho dois gatos: macho e fêmea. Não os deixamos sair além do quintal para que não corram esse tipo de risco.
Bom Dia…
Gostei da publicação e gostaria de fazer uma pergunta. Afinal tenho 5 gatos e 2 cachorras, claro que não deixo nenhum deles irem pra rua mas nunca se sabe né? A maldade do ser humano não dá pra medir….
Está sendo postado no facebook que qdo um animal for envenenado por chumbinho, deve-se dar uma colher de sopa de água oxigenada pra que ele vomite e dar atroveram a cada 6 horas.
Achei meio estranho porque sei que chumbinho é um veneno muito poderoso.
Então a pergunta é. Qual a probabilidade disso dar certo ou mesmo parcialmente certo?
Grata
A água oxigenada na dosagem correta calculada de acordo com o peso do animal, quando ingerida, vai causar vômito. Esse procedimento somente deve ser realizado pelo Médico Veterinário, pois além da dosagem adequada, o Veterinário poderá intervir caso o animal aspire ou algo de errado aconteça durante o procedimento. No caso especifico do chumbinho ou outro veneno não cáustico, esse procedimento pode ser usado. Quando o animal ingere alguma substancia cáustica, como ácidos, soda etc, a indução do vômito não deve ser feita pois pode piorar as lesões ja causadas na ingestão do produto. Assim casos de envenenamento devem ser sempre avaliados pelo Médico veterinário para saber qual o procedimento adequado a ser realizado e minimizar os riscos reais pela simples presença da substancia tóxica.