Home / CÃES / Doenças / Insulinoma – Tumor de Células do Pâncreas

Insulinoma – Tumor de Células do Pâncreas

16 / mar / 2012

INSULINOMA é um tumor no pâncreas, que irá provocar o aumento da produção de insulina e consequentemente uma queda drástica do açúcar no sangue, levando á crises de hipoglicemias.

tumor pode ser removido por meio de cirurgia, mas infelizmente ele acaba recidivando no restante da pâncreas e espalhando-se sob a forma de metástases. As causas do seu aparecimento não são conhecidas, no entanto, cães idosos são mais susceptíveis a desenvolver estes tumores.

Os sintomas de insulinoma será semelhante ao sintomas de hipoglicemia tais como:

– Sonolência e preguiça

– Estado geral de fraqueza

– Convulsões

–  Gengivas pálidas

– Falta de apetite

– Pulso fraco e batimento cardíaco mais lento

– Desmaio ou colapso repentino;

Nessas crises se você administrar um pouco de açúcar, xarope de milho (mel karo) ou mel o seu animal de estimação pode melhorar repentinamente, no entanto o tumor de pâncreas irá provocar uma queda persistente de glicose no sangue, fazendo com que essas crises fiquem constantes, mesmo após comer ou receber essas doses de glicose via oral.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e realizando alguns testes e dosagens de valores sanguineos. Se o veterinário suspeitar de Insulinoma, normalmente indicará um exame de Ultra Som de abdome para avaliação do Pâncreas.

Muitas vezes o tumor que pode ser tão pequeno quanto uma “cabeça de alfinete”, pode não ser visualizado e o diagnóstico passa a ser terapêutico e por exclusão.

OPÇÕES DE TRATAMENTO:

Nem sempre a remoção cirúrgica do insulinoma é possivel e não raramente não indicada. Se o tumor é muito grande ou se há presença de matástases a cirurgia passa a ser desaconselhada. Na maioria dos casos, o tumor voltará a crescer após a cirurgia (normalmente dentro de 8 meses) e metastizar principalmente para o fígado.

Mais de 95% dos cães operados terá recidivas em um curto espaço de tempo.O uso de medicamentos orais visa aumentar os níveis de glicose no sangue além do manejo de dieta com restrição de carboidratos.

PROGNÓSTICO:

O prognóstico para cães com insulinoma não é bom. Mesmo se a cirurgia for possível, o tumor pode voltar a crescer e isso geralmente acontece em 8 a 12 meses após a cirurgia inicial. Se a cirurgia não é possível e o cão só receber a medicação e manejo de dieta, ele pode ter uma sobrevida de aproximadamente 6 meses.

 

Pin It on Pinterest