Muitas vezes quando temos cães e gatos com problemas respiratórios fazemos o uso de inalação como parte de tratamento.
A umidificação da traquéia e dos brônquios pela inalação faz com que aumente a lubrificação (principalmente nos meses mais secos do ano), diminuindo a irritação e facilitando a expectoração de possiveis secreções.
Também pelo meio da inalação conseguimos atingir as células danificadas diretamente com medicamentos como certos antibióticos, anti- inflamatórios, anti alérgicos e substâncias broncodilatadoras.
Usamos a inalação em todos os casos de pneumonia em cães e gatos, tosse dos canis(bordetella) em cães com o objetivo de lubrificar, medicar (medicação inalada agindo diretamente na área lesionada) e para facilitar a expectoração de secreções brônquicas. Os casos de rinotraqueíte e asma felina também tem a mesma indicação.
O inalador correto a ser utilizado é o ultrassónico pois produz uma vaporização de melhor qualidade. O tempo de inalação varia entre 10 a 15 minutos , devendo ser repetido varias vezes ao dia.
Animais com pneumonia devem ser acompanhados muitas vezes também por um fisioterapeuta veterinário para fazer uma manobra chamada tapotagem que facilita o descolamento das secreções brônquicas umidificadas pela inalação.