Nosso pequeno paciente descansando no colchão aquecido com ar quente. Um dos nossos recursos de aquecimento.
Hipotermia é uma das principais causas de morte em filhotes, animais politraumatizados, com viroses e outras doenças que levam a desidratação, hipoglicemia e perda do controle da temperatura normal do corpo.
Os filhotes são as maiores vítimas da Hipotermia, geralmente associadas a hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue), desidratação e hipotensão (pressão baixa).
Segundo a veterinária americana Marla Lichtenberger, intensivista e orientadora da UTI e emergência do Hospital veterinário Pet Care, animais abaixo de 5 kg de peso são as maiores vítimas da hipotermia.
Outro procedimento importante que requer controle preciso de temperatura é durante e depois das cirurgias, quando os animais podem perder calor devido ao trauma e a anestesia e é essencial o seu controle para diminuir os riscos anestésicos e acelerar o processo de recuperação e retorno da anestesia.
Nesse final de semana a nossa UTI recebeu um pequeno paciente encontrado na rua depois das primeiras chuvas da primavera de apenas 450 gramas com severa hipotermia, hipotensão, desidratação, hipoglicemia e com provável quadro de gripe dos gatos. Ele já estava sendo tratado em colega que não conseguia controlar a sua hipotermia sem os cuidados de uma UTI ou semi UTI.
Aqui no Pet Care ele foi direto para a UTI onde ficou por 24 horas e hoje já se encontra na nossa internação com grandes chances de recuperação, graças aos cuidados intensivos e a dedicação exclusiva de nosso intensivista.
Graças ao desprendimento da pessoa que o encontrou e que de imediato não poupou tempo nem recursos para mantê-lo vivo, aos cuidados da médica veterinária que o atendeu e que encaminhou ao hospital e aos nossos recursos de UTI e aparelhos de ultima geração, nesse caso para manter o ambiente aquecido, manter a soro que vai na veia aquecido e com isso controlar a temperatura sem os riscos do hiper aquecimento, as chances de recuperação desse pequeno anjinho começam a se tornar mais prováveis….Controlar a sua temperatura foi o primeiro passo na sua recuperação e assim como desde os seus primeiros momentos aqui no hospital, agora temos muito caminho e cuidados para deixá-lo estável e sem risco de vida. Vamos torcer por ele.
Ele teve muita sorte de ser encontrado por essa pessoa e na sequência todos os veterinários envolvidos, com dedicação e recursos, podem fazê-lo sobreviver.
Parabéns a todos.