Home / GATOS / Comportamento Gatos / Hipertireoidismo em gatos idosos

Seu gato idoso anda com um comportamento estranho? Fique atento ao Hipertireoidismo!

O Hipertireoidismo é uma doença hormonal comum em felinos idosos. Trata-se do aumento da produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4) causado pela presença de nódulo na glândula.

Os principais sintomas apresentados pelos animais são:

– Emagrecimento

– Aumento do apetite

– Aumento da ingestão de água

– Aumento da produção de urina

– Hiperatividade

– Agressividade

– Pêlos opacos e quebradiços

Alguns animais também podem apresentar vômitos e diarreias sem causa aparente. Podem, ainda, desenvolver doença cardíaca.

Ao exame físico, nota-se um aumento de volume na região ventral do pescoço, indicando a presença de nódulo na tireoide. O diagnóstico é confirmado através da dosagem do hormônio tireoideano (T4). Se este estiver elevado, associado aos sinais e sintomas descritos, o seu animal tem hipertireoidismo.

Se você percebeu que seu gatinho idoso que dormia a maior parte do tempo, agora está com um comportamento “estranho”, mais agitado, miando mais, com aumento de apetite – porém perdendo peso, bebendo mais água e urinando mais, recomendamos levá-lo para uma avaliação geral. Somente o Médico Veterinário poderá confirmar a suspeita clínica e indicar a melhor forma de tratamento.

O Petcare Hospital Veterinário conta com uma equipe de especialistas em Medicina Felina, Endocrinologistas e Cardiologistas em todas as suas unidades.

Artigos Relacionados
Meu gato está vomitando, e agora?

Meu gato está vomitando, e agora?

O vômito em felinos é uma das queixas mais comuns entre seus tutores, podendo se apresentar agudamente ou crônica. Comparados com outras espécies, os felinos frequentemente vomitam bolas de pelos (tricobezoares), devido ao hábito de se limparem lambendo toda a...

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

Pressão alta: Hipertensão Arterial em Felinos

MV Vanice Dutra - especializada em medicina felina A hipertensão sistêmica é uma condição comum em gatos mais velhos e geralmente é secundária a outras doenças, como o hipertireoidismo ou doença renal crônica. Ela é verificada através da mensuração da pressão arterial...

Mais Categorias