[/caption]
O gato que parou de comer por qualquer motivo, ou mesmo o cão, pode ter indicação de receber uma sonda alimentar para receber “forçadamente” o alimento necessário para sua manutenção até que se recupere ou volte a comer espontaneamente.
Existem vários tipos de sondas colocadas em diferentes locais de acordo com a necessidade e com o tamanho do animal.
O nosso paciente com Lipidose Hepática, recebeu a sonda esofágica e tem recebido o alimento tranquilamente. Na próxima semana deve ir para casa. Veja como ele é alimentado no filme abaixo:
Os tipos de sonda mais comuns são
– Sonda naso-gástrica ou naso-esofágica –Este tipo de tubo é o mais simples de colocar geralmente com sedação e anestésico local, mas tem uma limitação de volume e da consistência da comida, pois como o diâmetro da sonda é pequeno, ela deve ser bem liquida. Não tem indicação para longo prazo de uso, podendo ficar por 5 a 7 dias.
– Sonda esofágica –Este tipo de tubo é maior do que um tubo naso-gástrico e entra no esofago através de uma pequena incisão no pescoço. O gato deve ser anestesiados para colocar este tipo de sonda. Existem várias vantagens do tubo sofágico em comparação com um tubo naso-gástrico. O diâmetro maior do tubo de alimentação permite que o volume seja maior e a conscistência do alimento seja mais firme. Essas sondas podem ser mantidas por periodos maiores, até que o animal volte a sentir vontade de comer.
– Sonda gástrica- Sonda colocada diretamente no estômago através de procedimento cirúrgico. Apesar da facilidade de colcar alimento nesse tipo de sonda, o risco de acidentes e infecções é maior e por isso tem sido pouco usado.
Como o tempo para voltar a comer pode demorar, normalmente esses animais ficam um tempo internado e depois de alguns dias geralmente vão para casa com o tubo e com um colar protetor para ser alimentado em casa , até que volte a comer sozinho.
Alimentar um gato através de um tubo de alimentação é mais fácil e menos complicado do que você imagina.
A maioria das pessoas rapidamente pegam o jeito de preparar o alimento e de colocar dentro da sonda alimentando assim o gato. Antes de cada alimentação é importante verificar se o estômago está vazio e que o tubo não esteja obstruído.
Que tipo de comida é colocado na sonda?
Comida pastosa ou mesmo ração batida no liquidificador normalmente é o alimento usado.A quantidade de alimento e o número de refeições irá variar dependendo do tamanho do gato, do conteúdo calórico dos alimentos e da causa da anorexia.
Quais são as complicações da alimentação por sonda?
Geralmente, há poucas complicações com a alimentação por sonda, uma vez que o gato esteja estável. As complicações mais comuns incluem infecção no local da inserção do tubo, remoção inadvertida do tubo pelo gato ou proprietário e entupimento do tubo.
Seu veterinário irá instruí-lo sobre como resolver quaisquer complicações ou problemas que possam surgir.
Existem situações em que a alimentação por sonda não é possível?
Sim, quando o gato tem vômito incontrolável ou em gatos inconscientes, a alimentação por tubo não é possível. Nestes casos, pode ser necessário considerar alimentação intravenosa. Alimentação intravenosa em cães e gatos é complicado, difícil e caro e, portanto, é recomendado apenas quando não há outros métodos de alimentação disponíveis.