Fraturas de bacia ou fratura pélvica em cães e gatos são muito comuns e acontecem principalmente devido a atropelamentos. Algumas vezes acontecem devido a quedas de locais altos, como gatos que caem da janela do apartamento ou animais que caem da laje e terraços.
Para uma fêmea (cadela ou gata), significa que se não tiver sido castrada não haverá chance de parto normal no futuro, logo, após sua recuperação recomendamos que seja esterilizada (castrada).
A fratura de bacia sempre deixa o animal sem conseguir se movimentar dos membros traseiros e isto acarretara em uma série de problemas como fazer xixi ou coco.
O tratamento pode ser conservador, isto quer dizer, esperar que o osso se consolide sozinho ou, precisara de uma cirurgia para estabilizar o osso fraturado, geralmente placas com parafusos.
A lesão mais comum é no sistema urinário, 40%envolvem bexiga e uretra, e esta se torna a razão de se fazer um minucioso exame clínico, rx e ultrassonografia para avaliar se houve lesão urinária.
Cerca de 9% dos animais com fratura de bacia tem alguma lesão nervosa, pois este local é o final da coluna vertebral e temos o nervo ciático passando também no local.
Algumas raras vezes a fratura de bacia faz com que uma ponta do osso fraturado perfure o reto, e nestes casos a recuperação pode ser bem mais complicada e de prognostico ruim.
Se o seu animal foi atropelado ou sofreu uma queda e não consegue se levantar, remova-o para um hospital veterinário em uma maca ou de uma maneira que o mantenha o mais estabilizado possível.
No Pet Care temos todos os recursos para o diagnóstico da extensão da lesão, além de uma equipe de ortopedia, cirurgia e cuidados intensivos, para a breve recuperação do seu animal.