Home / CÃES / Casos Clínicos / Especialista em Sphynx

Muitas pessoas procuram um especialista em Sphynx, o que não existe em nenhum local do mundo,  mas como atendemos muitos gatos desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas, características e a história do Sphynx.

Por mais que não seja a raça mais adorada por todos, certamente é uma das que mais chama atenção, seja atraindo ou repelindo as pessoas pela sua aparência exótica.

Além da óbvia falta de pelo, as características que mais chamam a atenção nos Sphynx são as grandes patas com coxins avantajados e as longas orelhas dos exemplares, os quais estão cada vez mais ganhando espaço entre os amantes de gatos.

Acredita-se que estes gatos tenham sido criados pelos Astecas séculos atrás, mas também existem referências a gatos mexicanos sem pelos, em livros do final do século XIX. A falta de pelo virtual é uma característica genética recessiva e, portanto, só ocorre quando tanto o pai quanto a mãe são portadores desse gene.

O Sphynx é raro fora da América do Norte, onde foi desenvolvido, mas, ocasionalmente, aparecem em exposições na Europa. Possuem o corpo de tamanho médio e musculoso, com o peito em formato de tonel, a cauda longa, dura e fina, e a cabeça bem alongada com as orelhas enormes e com as pontas arredondadas. Embora sem pelos, apresentam fina penugem no rosto, orelhas, patas e cauda. A pele é enrugada em partes da cabeça, corpo e pernas e esticada em outras regiões. A cor dos olhos e dos coxins combina com a da pele.

Os gatos dessa raça são muito inteligentes e afetuosos. Necessitam de muita atenção e contato, pois não gostam de ficar sozinhos. São bem ativos e gostam de brincar, escalar e pular. Eles parecem ter a temperatura corporal maior que dos outros gatos, mas isso é uma falsa impressão devido à ausência de pelos.

Apesar de não possuírem pelagem longa, necessitam de higienização, pois produzem uma quantidade considerável de sebo pela pele (produto das suas glândulas sebáceas) e, se não forem regularmente higienizados, começam a apresentar mau cheiro.

Artigos Relacionados
Doação de sangue pet: como doadores do Hemovet salvam vidas

Doação de sangue pet: como doadores do Hemovet salvam vidas

Produzido em parceria com a Dra.Simone Gonçalves, médica veterinária hematologista e diretora do  Pet Care Hemovet. Sabia que seu cachorro ou gato pode salvar vidas? A doação de sangue pet é uma prática fundamental para o tratamento de diversas doenças e para a...

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mais Categorias