Home / CÃES / Casos Clínicos / Dr., Meu Cachorro Come Grama!!! O que é Isso?

O seu cachorro, nos passeios ou mesmo em casa, tem mania de comer grama? Depois de comer grama ele costuma vomitar? Isso pode ser mais comum do que você imagina!!!

Quem já não estranhou quando, nos passeios na praça, os cães passam a comer grama desesperadamente como se estivessem pastando? Se ele é um animal “semi carnívoro”, por que come grama como se fosse um herbívoro?

Normalmente, quando eles comem grama é porque estão sentindo algum desconforto gástrico e/ou intestinal. É muito comum comer grama para estimular o vômito ou mesmo acelerar o trânsito gastrointestinal.

Dor de estômago, gastrite, verminose, alimentação inadequada levando a dor e desconforto gástrico, digestão lenta com “alimento parado” no estômago, distensão gástrica por gazes, cólicas intestinais, gazes em alças intestinais, fezes muito ressecadas ou mesmo diarreia podem levar o animal a comer grama ou capim para induzir o vômito ou mesmo acelerar o trânsito intestinal, livrando-o do desconforto.

Caso esse comportamento seja muito frequente, o Médico Veterinário deve ser contactado para descartar algumas doenças que causariam a essas alterações gástricas e intestinais. Gastrite crônica, gastrite por Elicobacter (uma bactéria que pode viver no estômago), dieta inadequada, presença de vermes intestinais, falta de água na dieta (desidratação), obstrução intestinal, corpo estranho gástrico ou intestinal, entre outros, podem levar a esse hábito.

Existem também outras possibilidades para explicar por que o cão gostar de comer mato:

– Eles gostam do sabor do mato que esta comendo.

– Eles estão com fome.

– Eles não estão se sentindo bem e tentam comer alguma coisa para ver se isso ajuda na digestão.

A grama/fonte de fibras faz parte de uma dieta semi carnívora, geralmente consumida quando eles se alimentavam de animais menores, como: coelhos, roedores, pássaros, etc, quando comendo o animal inteiro, também comiam o conteúdo do estômago com gramíneas.

O que pode ajudar para que ele se sinta melhor?

Alimentação adequada:

Ração de boa qualidade, indicado de acordo com a idade e o tamanho do animal, pode ser a melhor forma de evitar que uma dieta desbalanceada leve o seu animal a comer grama. O mais indicado é que essa ração, calculando o volume de acordo com o peso do animal, seja oferecida 2 a 3 vezes ao dia – pequenos volumes, várias vezes ao dia ao invez de uma refeição única.

Vermifugação periódica:

Dar remédio para vermes a cada 4 a 6 meses de acordo com o peso dele. Fazer um exame de fezes pode ajudar na escolha do remédio mais adequado.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias