Home / CÃES / Casos Clínicos / Dor na Coluna: Pode Ser Hérnia de Disco

Nesse final de semana atendemos o Shrek com quadro de muita dor sem conseguirmos identificar onde era a dor, pois o animal estava muito bravo e impedia o exame clínico adequado.

Depois de sedado e reavaliado identificamos que a dor era em coluna cervical – UMA DAS DORES MAIS INTENSAS NOS CÃES. Mesmo para o Shrek, um autêntico exemplar da raça Bull Terrier, uma das mais fortes e resistentes a dor, essa dor que ele estava sentindo era tão intensa que ele não deixava, sequer, alguém chegar perto.

Depois de radiografado, ele foi submetido ao exame de Tomografia Computadorizada na nossa unidade do Pacaembu, que identificou uma alteração de um espaço entre as vértebras do pescoço, o que chamamos de doença do disco intervertebral ou hérnia de disco ou discopatia.

A dor cervical ou em coluna cervical pescoço – é uma das mais agudas e mais intensas dores em cães, visto que o pescoço “fica pendurado” no corpo do cão, diferente do nosso que fica “apoiado” no ombro.

Qualquer movimento do cão, desde: comer, beber, balançar a cabeça e até andar, pode desencadear dor aguda e gritos. Em alguns casos, o animal fica muito irritado e pode morder ou demostrar sinais de agressividade.

Mesmo quando o cão está parado e nos aproximamos dele, ele pode gritar somente de medo de ser tocado e então sentir a dor.

Diversas doenças são capazes de causar dor cervical ou dorsal em cães:

– Hérnias de disco (mais comum);

– Infecção por bactérias nos ossos do pescoço;

– Meningites;

– Fraturas;

– Má formações (principalmente em raças pequenas);

– Espondilose deformante (bicos de papagaio);

– Tumores vertebrais;

– Tumores da medula espinhal;

– Poliartrite causada até por doença do carrapato;

– Polimiosites (inflamação da musculatura do pescoço);

A hernia de disco é a doença mais frequente em cães, este foi o caso do Shrek. Nesse caso, ele tem somente dor e não tem alteração de movimento como paralisia, o que pode acontecer também.

O tratamento é com uso de potentes medicamentos para controle da dor e inflamação, além do repouso forçado com restrição de espaço (em gaiolas).

Os casos graves de hérnia de disco podem levar inclusive a morte, por alterações respiratórias.

O Pet Care conta com uma equipe de plantão para tendimento de emergências, como foi o caso do Shrek nesse feriado, exames de apoio como Rx e Tomografia Computadorizada.

Agora que tem o diagnóstico, provavelmente, se inicia a parte mais importante do tratamento com cuidados de internação, controle de dor e repouso, com os serviços de nossa equipe de Internação e UTI.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias